Oliveira do Bairro: “Projeto Sr. Dente” leva kit’s de higiene oral às escolas

1353
Kit de higiene oral.

O Município de Oliveira do Bairro está a distribuir um kit de higiene oral a todos os alunos do ensino público pré-escolar do Concelho.

O “Projeto Sr. Dente” é promovido pelo Município em parceria com o Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, com os objetivos de reduzir a prevalência de cárie dentária, contribuir para a adoção de comportamentos saudáveis e promover a prestação de cuidados de saúde oral às crianças em idade pré-escolar.

Lília Ana Águas, Vereadora da Educação do Município de Oliveira do Bairro explicou que o projeto passa pela “dinamização de sessões de educação para a saúde sobre escovagem de dentes, pelo rastreio oral das crianças e eventual encaminhamento para consulta com médico de família, no caso de deteção de cáries, e pela sensibilização para a escovagem de dentes diária”.

O kit de higiene oral que está a ser distribuído num estojo, contém uma escova e uma embalagem de pasta dos dentes para crianças. No total vão ser distribuídos 260 kits.

Ainda no âmbito das atividades de promoção de comportamentos saudáveis para alunos do pré-escolar, Lília Ana Águas refere que o Município conta com “uma oferta integrada de iniciativas totalmente gratuitas, como o Programa Peixinhos, que oferece uma aula semanal de adaptação ao meio aquático, e o Programa Toc’a Mexer, que promove um harmonioso desenvolvimento das crianças, com particular enfoque na motricidade infantil e sociabilização, ambos extensivos aos alunos do pré-escolar das IPSS do concelho, ou ainda a distribuição de uma peça de fruta duas vezes por semana a cada aluno”.

Município de Oliveira do Bairro