Recolha de biorresíduos, Oliveira do Bairro.

Oliveira do Bairro é o município com a taxa mais elevada, em percentagem por habitante, de recolha seletiva de biorresíduos da região litoral centro, um indicador que soma a recolha seletiva, os resíduos verdes e a reciclagem na origem, informa a Câmara local.

Dados do ‘Relatório Anual do Resíduo Urbano (RARU 2024)’, publicado recentemente pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), apontam o município bairradino como líder tanto no distrito de Aveiro, como na área do Sistema Multimunicipal de Tratamento e de Recolha Seletiva de Resíduos Sólidos urbanos do Litoral Centro, gerido pela entidade ERSUC, que engloba 36 municípios.

Citado em nota de imprensa, Jorge Pato, vice-presidente da Câmara, sublinha que que o município figura no lote dos melhores a nível nacional nesta área da recolha e valorização de biorresíduos, “o que reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental e a economia circular”.

“Oliveira do Bairro tem sido um concelho pioneiro na gestão de biorresíduos e continuaremos a trabalhar para reduzir o desperdício e para valorizar os nossos recursos”, acrescenta o autarca.

A autarquia agradece o empenho da população local nos “desafios” lançados para “a adoção de práticas mais sustentáveis, tendo por base os vários projetos” dinamizados ao longo dos últimos anos “com o objetivo de promover a sustentabilidade, reduzir o envio de resíduos para aterro e atingir as metas estabelecidas” no concelho.

Aos “superar” os objetivos com os quais se comprometeu no seu Plano de Ação para os Resíduos Urbanos, Oliveira do Bairro beneficiou de uma restituição superior a 30 mil euros na Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) paga em 2024, atribuída pela APA “como reconhecimento do cumprimento das metas estabelecidas para a recolha e valorização de biorresíduos.”

  • Oliveira do Bairro iniciou em 2021 um projeto-piloto de recolha porta-a-porta de biorresíduos, abrangendo 50 moradias do concelho (primeiro município da área da ERSUC a operacionalizar a separação na origem e a recolha dedicada de biorresíduos);
  • Em junho de 2023, após aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – POSEUR, o projeto foi alargado a todo o concelho, com a instalação de 117 contentores de proximidade e a recolha porta-a-porta em 120 estabelecimentos do canal HORECA (cafés, restaurantes, empresas, etc.), bem como em cantinas escolares, IPSS e nas moradias abrangidas pelo projeto inicial;
  • Em outubro de 2023, o município distribuiu 790 compostores domésticos a famílias com jardim ou quintal, escolas e IPSS, incentivando a valorização local dos biorresíduos e promovendo uma gestão ambiental mais responsável.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).