Oliveira do Bairro: Jornadas Europeias do Património

841
Cartaz Jornadas do Património, Oliveira do Bairro (2018).

A Rede de Museus de Oliveira do Bairro associa-se uma vez mais às Jornadas Europeias do Património, que se vão realizar entre 28 e 30 de setembro, com uma programação própria, que inclui, no próximo sábado, a iniciativa “Conversas da Rádio”, com António Sala.

No dia 28, 6.ª feira, às 10h30, o Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal, acolhe a iniciativa “Histórias com História”, dirigida à população sénior, que tem por objetivo reviver momentos importantes da história da música, da cultura e das tradições em geral, na Região da Bairrada. Com os participantes nesta atividade, serão partilhadas imagens e sons de outros tempos, para que possam colaborar, com o seu saber e experiência, na construção de um conhecimento mais aprofundado sobre a história e as raízes da música na Bairrada.

No sábado, dia 29, a partir das 16h00, o Museu de Etnomúsica da Bairrada promove uma visita orientada às suas exposições e a outros espaços internos, como as reservas, conservação e restauro, documentação e outras áreas mais técnicas, por norma não visitáveis. Esta visita, intitulada “O Estudo e Investigação das Coleções dos Museus Municipais”, repete-se no dia seguinte, domingo, nos mesmos moldes, na Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, também a partir das 16h00.

Ainda no âmbito do programa que o Município de Oliveira do Bairro, através da sua Rede de Museus, preparou para as Jornadas Europeias do Património, destaca-se a terceira edição das “Conversas da Rádio”, no sábado, dia 29, às 21h30, que desta vez contará com António Sala, considerado em 2007, pelos ouvintes do Rádio Clube Português, como “a maior figura de sempre da história da Rádio em Portugal”.

Com muitas histórias para contar, vivenciadas ao longo de cinco décadas de percurso profissional, António Sala vem à Radiolândia – Museu do Rádio para partilhar com o público bairradino a sua paixão pela rádio, pela comunicação e pelas pessoas.

Todas estas atividades são gratuitas e, à exceção das “Conversas da Rádio”, carecem de inscrição antecipada, a ser feita através dos contactos de e-mail [email protected] ou telefone 939 951 072. A iniciativa que contará com António Sala não obriga a inscrição, sendo também ela gratuita.