Oliveira do Bairro investe 400 mil euros na ampliação do CROA municipal

922
CROA, Oliveira do Bairro.

A Câmara de Oliveira do Bairro aprovou o projeto de arquitetura para a ampliação do Centro de Recolha Animal (CROA) num investimento previsto de 400 mil euros.

O atual espaço “encontra-se com algumas debilidades, nomeadamente a precariedade do espaço e a carência de infraestruturas, possuindo apenas seis celas para cães.”

Com a ampliação, o CROA contará com 23 celas para cães, bem como um gatil, composto por 10 celas com os respetivos solários, integrados num espaço verde. “Esta valorização permitirá um maior impulso à retirada de animais vadios de circulação, com todas as implicações que isso terá ao nível da saúde e segurança públicas, impulsionando, ao mesmo tempo, a sua adoção de forma responsável”, explicou a vereadora Susana Martins.

O CROA funciona na antiga Feira de Gado da vila da Palhaça, utilizando um armazém aí localizado. Este espaço será dividido em duas áreas, uma delas destinada aos serviços técnicos/veterinários, constituída por receção, enfermaria, salas de cirurgia, recobro, esterilização, ocisão, salas de vacinação e tratamentos e gabinetes de veterinários. A segunda área vai acolher o canil, uma zona de higienização, armazém de rações, zonas de banho e tosquias, zona de sociabilização e treino, solários e as referidas 23 celas, incluindo espaço para maternidade. Está ainda prevista a construção de seis parques verdes para acolher matilhas, a adaptação de um edifício que servia de apoio ao canil para utilização dos funcionários e voluntários, bem como um novo gatil.

O novo CROA de Oliveira do Bairro vai manter os serviços já prestados, nomeadamente a colocação de identificação eletrónica (microshiping), boletim sanitário, vacinação antirrábica e serviços de adoção.

Ainda no âmbito da prestação de apoio ao bem-estar animal, a autarquia implementou um programa de incentivo ao voluntariado, que tem tido “um enorme sucesso, pela forma como as pessoas têm colaborado, de forma abnegada e com enorme sensibilidade, na captura, sociabilização e adoção responsável dos animais”.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.