Oliveira do Bairro: Escola de Artes da Bairrada com apoio municipal reforçado

407
Conservatório de Música da Bairrada, Oliveira do Bairro.

A Câmara de Oliveira do Bairro anunciou que “vai reforçar” o apoio financeiro ao Conservatório de Música da Bairrada – Escola de Artes da Bairrada, localizado na vila do Troviscal. 

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A comparticipação por aluno do regime supletivo estabelecido no contrato-programa anterior, foi agora estendido aos alunos do regime livre. Os valores são iguais em ambos os casos (supletivo e livre): 1.000 euros para alunos do concelho e 500 euros para os não residentes.

Para além da comparticipação financeira dada aos alunos dos regimes supletivo (que frequentam o curso de música de forma complementar ao ensino regular) e livre (sem ligação ao ensino oficial) e da cedência das instalações da própria sede do conservatório, a Câmara irá “continuar a responsabilizar-se pela realização de todas as obras necessárias à conservação e manutenção do edifício, pelo fornecimento de todo o mobiliário e materiais de escritório e de limpeza e higiene, suportando também as despesas decorrentes dos consumos de água, eletricidade, comunicações e combustível de aquecimento.”

É assegurada, ainda, a comparticipação em 50% a despesa da instituição com a aquisição de instrumentos musicais, para além de afetar uma assistente operacional da área da Educação a esta escola, tendo em conta as aulas que ali são lecionadas no âmbito do ensino articulado

Em termos orçamentais, a autarquia tem prevista uma verba máxima de 60 mil euros anuais para este conjunto de apoios destinados ao Conservatório de Música da Bairrada – Escola de Artes da Bairrada, uma escola de ensino artístico especializada com planos de estudo oficiais, homologada pelo Ministério da Educação.

A sua oferta formativa, em música, dança e teatro, inclui cursos oficiais do ensino artístico especializado, em regime articulado com as escolas do ensino regular, a partir do 1.º ano de escolaridade. Inclui ainda modalidades infantis (pré-escolar) e cursos livres para qualquer idade. Para além da componente letiva a escola proporciona ainda um leque variado de atividades das quais se destacam concertos, cursos, palestras, exposições e estágios.

Discurso direto

“Este reforço do apoio prende-se com o entendimento que temos sobre a importância de mantermos no concelho um projeto educativo e artístico com esta qualidade, que é uma referência a nível regional e nacional. I aumento das despesas, devido à inflação, e alguma perda de receitas que o Conservatório tem sofrido nos tempos mais recentes, tem colocado a instituição numa situação difícil, que urge mitigar, em reconhecimento do importante serviço que presta à formação e desenvolvimentos dos jovens do nosso concelho e da região” – Lília Ana Águas, vereadora da Educação.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.