Oliveira do Bairro: “Encontros Interculturais” ajudam a elaborar o Plano Municipal para a Integração de Migrantes

1259
Paços de concelho de Oliveira do Bairro.

O município de Oliveira do Bairro agendou para os dias 7, 19 e 26 de fevereiro um ciclo de “Encontros Interculturais” no âmbito da elaboração do Plano Municipal para a Integração de Migrantes.

A Escola Secundária de Oliveira do Bairro recebe o primeiro debate aberto à participação dos estudantes imigrantes.

Segundo Lília Ana Águas, vereadora da Ação Social, pretende-se “ouvir de viva voz as preocupações destes alunos, as suas necessidades, expetativas e eventuais propostas de solução para os problemas de integração que possam estar a enfrentar”.

Os dois “encontros” seguintes vão acontece na extensão de saúde de Oiã (19 de fevereiro) e no centro de saúde de Oliveira do Bairro (26 de fevereiro).

Os imigrantes locais são chamados a tomar parte nesta fase de “recolha de informação, que servirá de base ao planeamento da futura intervenção do município.

O Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro está a ser implementado em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações.

A primeira fase passa pela realização do diagnóstico da situação concelhia com a colaboração de imigrantes, comunidade de acolhimento e instituições/entidades.

Como lembra a edilidade, o concelho de Oliveira do Bairro “tem vindo a ser, desde há longos anos, local de partida e de chegada para muitos migrantes”, existindo uma parceria com várias entidades para a criação de condições de integração.

Publicidade, Serviços & Donativos