Oliveira do Bairro / Caminhada solidária: Mais de 5.000 participantes a favor dos bombeiros

775
'Caminhada solidária', Oliveira de Azeméis.
Dreamweb 728×90 – Video I

Mais de cinco mil pessoas participaram na VI Caminhada Solidária Noturna de Oliveira do Bairro, que se realizou no passado sábado, 17 de setembro, com o objetivo de ajudar os bombeiros locais.

De acordo com Nunes Cardoso, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro (AHBVOB), a iniciativa permitiu angariar em inscrições 21.050 euros, que serão aplicados na compra de uma ambulância de socorro pré-hospitalar.

Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, congratulou-se com o “enorme sucesso” da iniciativa, “quer do ponto de vista solidário, pelo valor angariado nas inscrições, entregue diretamente aos nossos bombeiros, quer em termos do número de participantes e da forma como o evento se realizou, com muita diversão e alegria”.

De acordo com o autarca, esta foi “a melhor edição de sempre” da Caminhada Solidária Noturna de Oliveira do Bairro. “Confesso que estávamos expectantes relativamente à adesão das pessoas, tendo em conta o receio pelos efeitos da pandemia”, confessou Jorge Pato, “mas o que é facto é que o evento voltou a crescer face à ultima edição, quer no valor angariado em inscrições, quer no número de participantes, quer ainda na diversidade de locais de onde as pessoas vieram”. “Tivemos inscrições oriundas de 44 concelhos, de 12 distritos de Portugal Continental, desde Vila Real a Setúbal, o que diz bem da notoriedade que este evento começa a ter a nível nacional, sem grandes investimentos em campanhas de divulgação”, referiu o Vice-Presidente da autarquia.

Sobre o número de participantes, Jorge Pato explicou que, para além dos 5.000 inscritos, “vimos muitas pessoas na caminhada sem o kit de participação, e a respetiva t-shirt identificativa do evento, pelo que será difícil fazer uma quantificação mais exata, mas temos a perfeita noção de que esse número foi muito superior ao registado na última edição, em 2019”.

A Caminhada Solidária Noturna de Oliveira do Bairro foi promovida pelo Município de Oliveira do Bairro com o apoio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da cidade, estando inserida na iniciativa Mix&Move, que celebrou a Semana Europeia da Mobilidade e, nesse dia, o Dia Europeu Sem Carros.

Concentrados desde cedo junto à Biblioteca Municipal, na Av. Dr. Abílio Pereira Pinto, fechada ao trânsito no âmbito do Dia Europeu Sem Carros, e onde decorreram atividades durante todo o dia, uma enorme massa humana amarela florescente foi crescendo até às 20h00.

Famílias inteiras, netos, filhos e avós, com bebés nos seus carrinhos, grupos de amigos e de colegas de empresa, pessoas em cadeiras de rodas, todos equipados com balões com leds e óculos, bandoletes ou pulseiras de néon, partiram em direção à Alameda da Cidade de Oliveira do Bairro, acompanhados por dois camiões “trios elétricos”, com DJs e um animador a marcarem o ritmo da caminhada em passo de dança, aquecendo as hostes numa agradável noite de final de verão.

Como já é tradição, a caminhada contou com várias surpresas ao longo do percurso, desde figuras gigantes iluminadas, gigantones, um grupo de bombos e até uma escola de samba, que deram ainda mais animação aos participantes. Fogo de artifício e lançamento de confettis deram também um colorido extra a uma noite de diversão e de alegria.

Habitual ponto alto da caminhada, a passagem pelo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro relembrou a todos a nobre causa da iniciativa, com iluminação a preceito, a que se juntaram as viaturas com as luzes de emergência ligadas, num belo espetáculo luminoso.

A caminhada “desaguou” na Praça do Município, espaço onde estava montado o palco que recebeu nessa noite os DJs Quimbé e Rubim, Paulo Barrocas ft MC Ori-G e DJ Fontes, prolongando a experiência fantástica da caminhada.

Câmara de Oliveira do Bairro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.