Oliveira do Bairro: Câmara toma medidas para apoiar acolhimento de refugiados da Ucrânia

1248
Funcionários municipal de Oliveira do Bairro destacados para programa de apoio a refugiados.

O município de Oliveira do Bairro enviou dois colaboradores para a fronteira entre a Roménia e a Ucrânia “com o objetivo de trazerem para Portugal refugiados ucranianos, em fuga da guerra que assola o seu país”.

Segundo um comunicado, a representação bairradina partiu na manhã de 7 de março, em direção a Vilar Formoso, “onde integrou um comboio humanitário com voluntários e camiões cheios de medicamentos e bens de primeira necessidade.”

A Câmara adianta que inicialmente a comitiva tinha como destino à Polónia, mas a organização alterou nas últimas horas o percurso seguindo agora para a Roménia, com passagem e paragem também na Hungria, onde deve chegar na próxima quarta-feira, numa viagem de 4.300 Km.

Oliveira do Bairro colaborou também numa campanha de recolha de bens de primeira necessidade, promovida pelas paróquias de Oliveira do Bairro e da Palhaça.

Existe disponibilidade local também para “avançar com um conjunto de medidas de apoio aos refugiados ucranianos que venham para o Concelho”.

Segundo Lília Ana Águas, vereadora responsável pelo pelouro da Ação Social e pelo CLAIM – Centro Local para a Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro, estão a ser criadas “bolsas de apoio, com a ajuda da sociedade civil do nosso Concelho, para acolher da melhor forma as pessoas que fogem de uma guerra terrível, que tanto sofrimento tem causado”.

Decorre o levantamento da oferta de agregados familiares que queiram receber famílias de refugiados nas suas próprias habitações, ofertas de habitação e emprego, neste caso com o apoio da Associação Comercial e Industrial da Bairrada.

Prevê-se criar, ainda, um serviço local apoio psicológico, através da criação de uma rede de voluntários e cursos de Português.

Interessados e voluntários podem usar o e-mail [email protected] ou o telefone 234 732 188 (das 9h00 às 17h00).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.