Oliveira do Bairro: Autarquia organiza ‘Arraial do Migrante’

960
Cartaz.
Comercio 780

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai promover a primeira edição do Arraial do Migrante, que se realizará no próximo dia 12 de agosto, no âmbito do projeto “Oliveira Mundo de Gentes”, que promove a integração de pessoas de países terceiros.

O evento, que vai decorrer no Parque dos Pinheiros Mansos, em Oliveira do Bairro, contará com um vasto programa de concertos e animações para todas as idades, bem como um espaço destinado à gastronomia do mundo, concebido e dinamizado pela população migrante residente no concelho.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora responsável pela área das migrações do Município de Oliveira do Bairro, os objetivos da iniciativa são os de “criar um momento cultural que promova a integração e socialização entre a nossa comunidade e a população migrante, congregando diversos grupos e nacionalidades”.

“Para além de todas as questões ligadas à saúde, educação, emprego e habitação, o convívio informal entre locais e migrantes é fundamental para a sua integração plena na comunidade que os acolhe, quebrando barreiras e preconceitos”, acrescentou a autarca.

O programa cultural tem início às 15h00, com o projeto Crash Duo Circus, segue-se o workshop Danças do Mundo, às 16h00, e a atuação da Cértima Orquestra às 18h30.

Ao longo da noite, a festa prolonga-se com a atuação dos Burricos, às 21h15, Banda Polk, às 22h30, Más Companhias, às 23h45, e, para terminar a noite, com DJ Gaiteirinho, a partir da 1h00.

O projeto “Oliveira Mundo de Gentes” visa promover o acolhimento e a integração social e cultural de pessoas originárias de países terceiros, através de ações que envolvem as entidades do setor cultural e outras entidades da sociedade de acolhimento.

Pretende ainda facilitar o acesso ao mercado de trabalho, promovendo a sua integração profissional e o exercício dos seus direitos e deveres. Este projeto é cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), com uma comparticipação comunitária de 46.033,75€ e contrapartida nacional de 15.344,58€.

Câmara de Oliveira do Bairro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.