Oliveira de Azeméis recebe ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV)

2981
INEM.
Comercio 780

Até ao final deste ano, o concelho de Oliveira de Azeméis vai ser finalmente contemplado com uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) que funcionará junto do Serviço de Urgência Básica do hospital de S. Miguel.

Para o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, “a instalação deste meio de socorro imediato era uma preocupação dos agentes que atuam no terreno, em especial das corporações de bombeiros, e irá melhorar a assistência a vítimas de acidente ou de doença súbita”.

O autarca, que tem vindo a trabalhar desde 2018 na instalação desta resposta no concelho, alertando e reclamando junto do Ministério da Saude e do Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para a inexistência desse tipo de assistência pré-hospitalar, considera que “valeu a pena o esforço para garantir mais uma resposta de saúde pública para os oliveirenses, uma resposta que pode salvar vidas”.

O edil adianta que “este meio de emergência do INEM é uma resposta essencial para reforçar a segurança e os cuidados de saúde da população” que até hoje, sem qualquer meio de socorro diferenciado, tem estado dependente das viaturas médicas de Santa Maria da Feira e Aveiro em situações de apoio de Suporte Avançado e Imediato de Vida.

As Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida destinam-se a garantir cuidados de saúde diferenciados, designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida.

Ao nível dos recursos técnicos têm a carga de uma Ambulância de Suporte Básico de Vida, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos. O equipamento das SIV permite a transmissão de eletrocardiograma e sinais vitais.

Município de Oliveira de Azeméis

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780