Oliveira de Azeméis: Primeiro compostor comunitário entrou ao serviço

364
Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis ativa compostor comunitário.
Dreamweb 728×90 – Video I

O primeiro compostor comunitário do município de Oliveira de Azeméis foi ativado na Rua Dr. Silva Lima, informa a Câmara local.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

“A instalação de compostores comunitários permite aos interessados efetuarem a valorização dos seus biorresíduos, quer a fração alimentar, quer a verde”, lembra um comunicado municipal.
O composto produzido poderá ser utilizado “como corretivo orgânico dos seus jardins e hortas”, por exemplo.

Com a disponibilização de compostores domésticos e comunitários, a edilidade espera, também, “reduzir o número de queimas que são realizadas e, desta forma, o número de fogachos e incêndios, uma vez que a grande maioria tem início em queimas descontroladas.”

Está pleanado instalar mais três. compostores comunitários “em zonas estratégicas, tais como na proximidade de estabelecimentos de ensino e/ou instituições de solidariedade social de forma a envolver a comunidade na promoção da educação ambiental nesta matéria e impulsionar a sua correta utilização”.

A Câmara pretende, ainda, “dar continuidade ao trabalho que tem sido feito, de forma a consciencializar a população para as questões ambientais e a contribuir para as metas preconizadas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2023.”

Discurso direto

“A componente dos biorresíduos tem um peso muito importante nos lixos indiferenciados (cerca de 47%), e este, é um trabalho fundamental para continuamos no bom caminho ambiental que pretendemos continuar a trilhar para o futuro” – Joaquim Jorge, presidente da Câmara.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780