Oliveira de Azeméis: ‘Praça Maior’ em fase de elaboração de projeto

870
Cidade de Oliveira de Azeméis.

A Câmara de Oliveira de Azeméis adjudicou uma prestação de serviços para a elaboração projeto execução relativo à construção da futura ‘Praça Maior’ e requalificação da Casa Bento Carqueja.

O preço contratual acordado com o projetista é de 74.400 euros. Já o prazo de execução previsto é de 175 dias.

A ‘Praça Maior’, uma das apostas da atual maioria PS, a que preside Joaquim Jorge, ocupará uma zona no centro da cidade, onde está localizada a Casa Bento Carqueja, um imóvel que tem albergado serviços municipais.

Após uma tentativa de expropriação por utilidade pública e de um processo judicial movido pelos proprietários, a autarquia negociou a aquisição do terreno contíguo aos Paços de Concelho, que engloba, ainda, o parque de estacionamento usado pelo município.

Além de uma ampla praça, o projeto contempla um parque de estacionamento subterrâneo, espaço para aparcamento de bicicletas e outras formas de micromobilidade, espaços verdes com sombreamento e diverso mobiliário urbano, que permita uma utilização plena da praça por todos aqueles que a visitem. A solução urbanística prevê ainda construção de um edifício destinado a habitação coletiva, comércio e serviço, a realizar por privados.

O objetivo da intervenção é dotar o centro urbano de uma centralidade forte, concentradora e galvanizadora da atividade humana local que permita à população a sua ocupação, fruindo de um espaço urbano privilegiado.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.