Ol. do Bairro: SAAS local ativado com apoio de IPSS

632
Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro.

O município de Oliveira do Bairro assumiu a coordenação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) no âmbito da transferência das competências para as autarquias locais e entidades intermunicipais.

O atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social, passará a envolver, também, instituições locais.

Nesse sentido, a edilidade celebrou acordos de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro e com a Associação de Beneficência e Cultura (ABC) de Bustos, IPSS.

As duas instituições têm, ao longo das últimas décadas, desenvolvido aquelas respostas sociais no concelho, através de protocolo então celebrado com o Instituto de Segurança Social.

A assunção do SAAS por “é feita no âmbito da transferência de competências na área da Ação Social do Estado Central para as autarquias, a que acresce ainda a resposta de celebração e acompanhamento de contratos de inserção dos beneficiários do rendimento social de inserção (RSI), bem como o atendimento e acompanhamento de situações de emergência social”, explica um comunicado.

A equipa concelhia será constituída por profissionais das três entidades, entre os quais assistentes sociais, educadora social, auxiliares de ação direta e um psicólogo.

A coordenação ficará sedeada no edifício dos Paços do Concelho e o atendimento será realizado nas três instituições, Município e Santa Casa da Misericórdia, em Oliveira do Bairro, e ABC na vila de Bustos.

Discurso direto

“A decisão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas duas IPSS foi tomada tendo em conta a avaliação que fizemos do trabalho do SAAS no nosso concelho, que fomos acompanhando e com quem sempre colaborámos no âmbito do trabalho em rede que temos promovido na área da ação social, para além do reconhecido mérito e grande relevo que estas instituições têm no nosso município” – Lília Ana Águas, vereadora da Ação Social.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.