Ol. do Bairro: Recolha de resíduos selecionados aumentou mais de 30% em 2019

1498
Paços de concelho de Oliveira do Bairro.

A recolha de resíduos selecionados em Oliveira do Bairro subiu 32% em 2019 relativamente ao ano anterior, informou hoje a Câmara local.

Entre 2018 e 2019 verificou-se um aumento de 46% na recolha de papel e cartão, 31% no plástico e 24% no vidro.

Segundo a nota de imprensa, o crescimento da recolha seletiva “permitiu ao município não agravar a fatura da recolha de lixo indiferenciado, que se manteve praticamente constante, com uma ligeira subida de apenas 0,1%.”

A aposta do município na área ambiental tem sido “constante e reconhecida, estando a ser feito um investimento significativo e inovador”.

» No mandato do atual executivo, a Câmara ganhou duas candidaturas neste sector da higiene urbana, que vão contribuir decisivamente para o incremento da recolha, nomeadamente a implementação do projeto do sistema “Payt” (Pay-as-you-throw / pagamento conforme os resíduos produzidos), cuja fase piloto vai ser iniciada ainda este ano, em alguns locais dos centros de Oliveira do Bairro e de Oiã, e a futura recolha porta a porta do lixo reciclado, com distribuição de 8.000 contentores pelas moradias do concelho.

Discurso direto

“O município de Oliveira do Bairro está a assumir-se, cada vez mais, como uma referência em termos ambientais, contribuindo de uma forma exemplar no objetivo global de vivermos um mundo melhor e mais sustentável. Foi o maior aumento de quantidade de resíduos recolhida, verificada na última década. O que merece uma palavra de agradecimento aos munícipes do concelho, por terem contribuído para este crescimento, demonstrativo de uma crescente preocupação da nossa população com as questões ambientais e de sustentabilidade.” – Jorge Pato, vice-presidente da Câmara e vereador responsável pelo pelouro do Ambiente e Higiene Urbana.

Comercio 780