Ol. do Bairro: Parque dos Pinheiros Mansos conta com mais 4.100 árvores

913
Parque dos Pinheiros Mansos, Oliveira do Bairro.

Mais de 4.100 árvores foram plantadas no Parque dos Pinheiros Mansos, em Oliveira do Bairro, informa a Câmara local em jeito de balanço.

A medida estava prevista na candidatura “Implementação de medidas de adaptação às alterações climáticas no Parque dos Pinheiros Mansos”, que contou com apoio financeiro do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), através do Fundo de Coesão, no valor de 165 mil euros.

Um esforço de reflorestação para melhorar a capacidade adaptativa e diminuição da vulnerabilidade dos impactes das alterações climáticas, “quer ao nível da ocorrência de períodos de seca e ondas de calor, quer em caso de ocorrência de fenómenos extremos.”

O Parque dos Pinheiros Mansos, inaugurado em agosto de 2021, fica situado junto ao Parque Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, beneficiando de boas acessibilidades e de um amplo parque de estacionamento.

Discurso direto

“O Parque dos Pinheiros Mansos tornou-se num ex-libris da cidade e do nosso concelho, sendo um projeto em que continuaremos a apostar nos próximos anos, seja na manutenção, sempre necessária, seja na melhoria e acrescento de infraestruturas desportivas e de lazer, estando também os nossos planos a ampliação da sua área” – Jorge Pato, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

Trilhos e equipamentos de apoio para lazer

Os trilhos, assim como os percursos de ligação entre os diferentes equipamentos desportivos e escolares mais próximos, estão dotados de sinalética própria, existindo papeleiras e bancos. Caminhos com pontes de atravessamento em madeira, um passadiço, equipamento infantil e desportivo o. As três lagoas principais existentes estão protegidas com guardas de proteção em madeira. Uma das valia deste investimento prende-se com o aproveitamento de águas pluviais acumuladas de forma natural nas lagoas, para a rega de zonas ajardinadas e da relva do Estádio Municipal, contíguo ao parque.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.