Ol. do Bairro: Palacete e Torreão do Visconde de Bustos passa para as mãos da autarquia

1513
Palacete e Torreão do Visconde de Bustos.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara de Oliveira do Bairro aprovou a celebração do contrato promessa de doação com a ABC – Associação de Beneficência e Cultura de Bustos, proprietária do chamado Palacete e Torreão do Visconde de Bustos, localizado na vila de Bustos.

O imóvel passará para a alçada municipal “sem quaisquer ónus ou encargos”, permitindo, assim, a realização de obras de reabilitação para acolher novas atividades.

Segundo Duarte Novo, presidente da Câmara, a associação detentora da fração não tem capacidade para fazer esse investimento, “que é bastante significativo”, foi possível chegar a acordo “salvando um património de inegável interesse público, marca identitária do nosso Concelho e que muito diz a todos os bustuenses”.

A Assembleia Geral da ABC Bustos aprovou a doação em novembro de 2018 num processo que terminará com a assinatura do contrato final.

Há necessidade de uma intervenção urgente no telhado, assim como obras de reparação, de manutenção e de reabilitação dos vãos, coberturas e espaços interiores do edifício.

O município fica obrigado a destinar o edifício “a fins de interesse público, sob pena de reversão da fração para a ABC. A associação poderá utilizar um espaço com uma área máxima de 50 m2, em condições a definir, após a conclusão da empreitada.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.