Ol. do Bairro: Novos lotes para venda na Zona Industrial de Vila Verde

932
ZI de Vila Verde, Oliveira do Bairro.

Depois de ‘luz verde’ dada ao regulamento de venda de lotes da Zona Industrial de Vila Verde pela Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, a Câmara local aguarda apenas a publicação em Diário da República para iniciar “o processo administrativo” previsto para colocar ‘no mercado’ novas parcelas para a instalação de empresas.

A ampliação da área de acolhimento empresarial envolve um investimento de cerca de 2,7 milhões de euros.

Citado em nota de imprensa, Jorge Pato, vice-presidente da autarquia, referiu ter “a certeza que a procura [pelos novos lotes] vai ser grande”, tendo em conta “os muitos contactos, de muitos empresários interessados, que temos recebido nos últimos tempos”.

O regulamento aprovado define as regras e critérios para a venda e transmissão de lotes infraestruturados, “salvaguardando as condicionantes estabelecidas no campo arqueológico e ambiental.”

A empreitada da expansão da Zona Industrial de Vila Verde está em fase de criação de infraestruturas, depois de concluídos os trabalhos de limpeza e terraplanagem dos terrenos. Este projeto conta com financiamento de fundos europeus, no valor de cerca de 1,8 milhões de euros, no âmbito de uma candidatura apresentada pela autarquia bairradina ao Programa Operacional Regional Centro 2020.

A Câmara bairradina planeia executar até 2025 um investimento superior a 5,5 milhões de euros nas zonas industriais do concelho, no âmbito do seu plano de desenvolvimento económico.

» Estão previstas 37 parcelas para a instalação de empresas, com configurações e áreas distintas, “promovendo assim uma maior flexibilização da oferta e uma resposta mais adequada às atuais dinâmicas de procura de solos devidamente infraestruturados e aptos para a instalação de atividades económicas”;

» Será criada uma área destinada à instalação futura de um equipamento de utilização coletiva, localizada numa zona de maior centralidade, na proximidade do traçado da rua da Kiwicoop, assim como percursos pedonais e cicláveis, com condições de segurança reforçadas;

» A zona de expansão vai permitir a criação de até 2.266 lugares de estacionamento, incluindo 50 para veículos pesados, sendo 346 em espaço público e até 1.870 em domínio privado, de forma satisfazer as necessidades resultantes da instalação de novas atividades económicas e dos visitantes que tenderão a recorrer aos seus serviços.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780