Ol.do Bairro: IPSS recebem apoio extraordinário de quase 60 mil euros

1538
Paços de concelho de Oliveira do Bairro.
Comercio 780

A Câmara de Oliveira do Bairro distribuiu um apoio “excecional” de 59 mil euros pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

Duarte Novo, líder da edilidade, justifica a ajuda com “o atual contexto de pandemia, que veio colocar uma pressão acrescida sobre as IPSS, quer do ponto de vista financeiro, quer dos recursos humanos afetos e disponíveis”.

As instituições em causa, sublinha o edil, “precisam de toda a ajuda possível, não só das entidades estatais, mas também da própria sociedade civil, para continuarem a prestar o seu serviço, que é indispensável”, nomeadmente nos lares e apoio domiciliário.

O valor aprovado em reunião de Câmara já foi distribuído pelas IPSS com respostas diretas de apoio à população idosa, nomeadamente a ABC Bustos, AMPER, Centro Ambiente Para Todos, Centro Social de Oiã, Centro Social Paroquial da Palhaça, Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro, SóBustos, SOLSIL e Recanto da Natureza.

As verbas destinam-se “a compensar os gastos adicionais que estas entidades têm tido com equipamentos de proteção individual e com pessoal (equipas em espelho, regime de confinamento, turnos mais longos) para proteger um dos grupos mais vulneráveis da população”.

As IPSS serão ainda apoiadas com o subsídio anual de apoio ao movimento associativo local, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio às Associações de Oliveira do Bairro, que em 2019 distribuiu mais de 40 mil euros por estas entidades.

Desde o início da pandemia, o município tem entregue de forma regular equipamento e material de proteção às IPSS, nomeadamente viseiras, máscaras e fatos de proteção e gel desinfetante, de forma a proteger os seus utentes seniores e colaboradores.

Publicidade, Serviços & Donativos