Ol. do Bairro: Acesso gratuito a internet sem fios

942
Rede de wi-fi em Oliveira do Bairro.
Comercio 780

O concelho de Oliveira do Bairro dispõe agora de 16 espaços públicos exteriores com acesso gratuito a internet sem fios.

A conclusão da instalação deste serviço pelas quatro freguesias do Concelho, que decorreu no âmbito de uma candidatura do Município de Oliveira do Bairro à iniciativa WiFi4EU, da Comissão Europeia, representou um investimento total de 58 mil euros.

De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, o financiamento europeu garantiu apenas 15 mil euros, mas “entendemos ir mais além, de forma a abranger os principais espaços públicos das nossas vilas e lugares, em todas as freguesias”.

Os objetivos deste investimento, segundo o autarca, foram os de “facilitar e aumentar o acesso das nossas comunidades locais aos serviços públicos online, de forma a melhorar a sua qualidade de vida, e de combater a exclusão digital, especialmente nas comunidades com mais dificuldades no acesso à internet”.

Os espaços onde, mais recentemente, foram instalados o serviço de internet sem fios estão localizados no largo do Cruzeiro, em Oiã, largo de S. Pedro, na Palhaça, largo do Silveiro, junto ao coreto, largo de Malhapão, em frente à Igreja, largo da Capela de Águas Boas, Parque do Carreiro Velho, em Perrães, largo do Sobreiro, em frente à SóBustos, e Parque da Vila, no Troviscal. Para aceder à internet, os utilizadores apenas têm que aceitar os termos de utilização da rede.

De relembrar que a cidade de Oliveira do Bairro conta já com seis locais exteriores com acesso gratuito à internet, designadamente ao longo da Alameda da Cidade, nas zonas da Capela do Sr. dos Aflitos, no parque infantil junto à antiga Escola Primária e Capela de S. Sebastião, na Av. Dr. Abílio Pereira Pinto, na Praça do Município e no Parque Desportivo Municipal.

Também os espaços exteriores junto à Radiolândia, em Bustos, Instituto de Educação e Cidadania, na Mamarrosa, Museu de Etnomúsica da Bairrada e Conservatório de Música da Bairrada, no Troviscal, e largo da antiga Escola Primária da Palhaça, estão já servidos com acesso gratuito à internet sem fios.

O Espaço Inovação, em Vila Verde, beneficiou também do novo equipamento, que veio melhorar o acesso dos seus visitantes à internet.

Recorde-se que a iniciativa WiFi4EU é um programa da Comissão Europeia, que tem como objetivo proporcionar acesso gratuito à Internet sem fios de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos.

Câmara de Oliveira do Bairro

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.

Comercio 780