Ol. de Azeméis: Prémio Municipal de Cidadania distinguiu “grandes exemplos oliveirenses”

682
Feriado municipal, Oliveira de Azeméis.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Prémio Municipal de Cidadania 2022, instituído pela Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, distinguiu quatro das sete propostas recebidas pelo júri.

Os vencedores desta primeira edição foram o Dr. António Praça Vasconcelos, o Rotary Clube de Azeméis, o empresário António Rodrigues da Silva e o médico Fernando Oliveira e Silva (a título póstumo). Os restantes nomes propostos foram a professora Maria Antonieta Lopes Sobral, o projeto “Corridas Solidárias” e o projeto social “Dar”.

O júri reconheceu em todos os nomeados qualidades e referências, nomeadamente motivação, dedicação, espírito de comunidade, responsabilidade, devoção e inspiração para toda a comunidade e essencialmente para as gerações vindouras.
A entrega da distinção decorreu na biblioteca municipal Ferreira de Castro durante a qual o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, considerou que o exemplo dos homenageados “é uma orientação para que começamos a acreditar na grandiosidade da natureza humana, na bondade das pessoas e no mérito das instituições”.

Para o autarca, o prémio é “um ato de justiça” porque uma “comunidade tem de saber agradecer a todos aqueles que, no seu seio, cuidam dela”. Adiantou que “devemos fomentar a participação cívica de cidadania desde muito cedo nos nossos jovens, seja em casa, seja nas escolas, seja na própria comunidade”, concluindo que “uma sociedade é tanto mais forte quanto mais qualidade tiver essa cidadania e quanto mais participação tivermos como cidadãos”.

Já o presidente da Assembleia Municipal, Amaro Simões, considerou que “os homenageados honram o prémio Municipal de Cidadania”, frisando que “num tempo com tendência para o individualismo e o egocentrismo é salutar cruzarmo-nos com pessoas altruístas e registarmos exemplos de integridade, generosidade e dedicação à comunidade e à causa pública”.

O Prémio Municipal de Cidadania visa reconhecer e distinguir, individual e coletivamente, práticas de cidadania que promovam o sentido de comunidade e promover valores como a liberdade, democracia, dignidade e direitos humanos.
Aprovado por unanimidade pela Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis no dia sete de dezembro de 2022, o prémio é de atribuição anual sendo entregue no dia 18 de maio, Dia Mundial para a Cidadania.

Câmara de Oliveira de Azeméis

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.