Ol. de Azeméis: Mais de duas centenas de atendimentos a migrantes em 2019

1880
Paços de Concelho de Oliveira de Azeméis.

O Centro Local de Apoio à Integração Migrantes (CLAIM) de Oliveira de Azeméis fez mais de 200 atendimentos em 2019, informa a Câmara local.

Os registo na base de dados dão cerca de 753 estrangeiros residentes no concelho, na sua maioria entre 36 e 45 anos.

“O ano de 2017 trouxe novas realidades sociais e problemas de inclusão no concelho devido à crise económica, política e social na Venezuela e Brasil. Daí resultou o aumento do número de emigrantes/imigrantes luso-descendentes e nacionais daqueles dois países assim como se verificou um ligeiro aumento no número de cidadãos ucranianos”, refere uma nota de imprensa.

A Câmara de Oliveira de Azeméis tem em funcionamento um Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), uma infraestrutura destinada a apoiar emigrantes residentes ou não em Portugal.

O serviço é considerado “mais uma ferramenta de proximidade com os cidadãos oliveirenses que, um dia, partiram para o estrangeiro à procura de melhor vida, para aqueles que regressaram ao concelho ou ainda para aqueles que estão a pensar retornar à sua terra natal.”

De entre as ações do GAE figura apoio aos emigrantes em situação de regresso e reinserção mas também a resolução de problemas e informação sobre os direitos dos emigrantes.

O município “dá ainda atenção especial aos imigrantes de outros países a morar no concelho”.

O Centro Local de Apoio à Integração Migrantes (CLAIM) é um serviço de atendimento e informação aos migrantes que pretende responder às suas necessidades com o encaminhamento para as entidades competentes, desenvolvendo ações de integração na comunidade e de promoção e valorização da interculturalidade.

Discurso direto

“Queremos imprimir um registo de proximidade para com todos os oliveirenses onde incluímos, naturalmente, os nossos emigrantes dos quais não nos podemos esquecer pelo contributo que dão ao desenvolvimento do concelho” – Joaquim Jorge, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis.

Publicidade, Serviços & Donativos