Ol. de Azeméis: Estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica

1359
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis tem a funcionar, desde o início do mês de setembro, a Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica Violência de Género.

Esta estrutura funciona todas as quartas-feiras sendo os atendimentos realizados por uma equipa especializada mediante agendamento prévio.

Resultante de uma candidatura ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), este tipo de estrutura está implementada em todos os municípios que integram a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM) e surgiu como resposta à necessidade de consolidar uma rede territorial de prevenção e intervenção no fenómeno da violência doméstica de forma deslocalizada e descentralizada promovendo a segurança, capacitação e autonomia das vítimas.

Em Oliveira de Azeméis o gabinete de atendimento funciona nas instalações da Divisão Municipal de Ação Social, situada na rua dos Bombeiros Voluntários, nº17, junto à igreja matriz.

A estrutura oliveirense procede ao atendimento e acompanhamento das vítimas de violência doméstica intervindo de forma imediata, prestando informações, esclarecendo dúvidas, além de garantir apoio social, psicológico e aconselhamento jurídico.

Os objetivos da estrutura incluem também a dinamização de ações formativas para públicos-alvo estratégicos, promoção de projetos de intervenção comunitária na área de prevenção da violência doméstica e de género e a recolha de dados sistemáticos sobre a violência doméstica, sua análise e acompanhamento das vítimas.

Câmara de Oliveira de Azeméis

Publicidade, Serviços & Donativos