A empreitada do edifício da futura Estação Multimodal de Transportes de Oliveira de Azeméis, onde funcionará, também, o mercado municipal, no centro da cidade, vai ficar 500 mil euros mais cara, devido a trabalhos complementares.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
O pagamento foi aprovado em recente reunião de executivo camarário de maioria PS. Espera-se, assim, resolver “inúmeras questões técnicas que levaram à suspensão da obra”, recordou o líder da edilidade, Joaquim Jorge.
A oposição PSD votou contra, sugerindo “uma auditoria para apurar responsabilidades” naquela que é uma das obras de maior envergadura física e financeira do concelho.
500 mil euros de trabalhos complementares, recordou a vereadora social democrata Carla Rodrigues, é 13% do valor total do contrato inicial, considerado, por isso, “significativo”. O acerto de contas mais recente acontece após aprovações de duas modificações objetivas, uma de 121 mil euros e outra de 137 mil euros, devido à necessidade de resolver “problemas da cobertura”.
Segundo explicação dada pelo presidente, estão em causa, agora, “inúmeras questões técnicas que levaram à suspensão da obra”, com “dezenas e dezenas” de intervenções técnicas em “coisas que são necessárias fazer” (ao nível das escadarias, vãos e reforço de vigas, enumerou como exemplos).
Joaquim Jorge adiantou que a Câmara “não incumpriu com os pagamentos” nem “há aqui nada de nubloso, rigorosamente nada”. Os trabalhos complementares, recordou, estão previstos na lei até 50%. Apesar disso, admitiu a abertura para “apurar as responsabilidades, independentemente de quem são os protagonistas”.
A obra da Estação Multimodal /Mercado Municipal foi consignada em março de 2021 com um prazo de execução de 24 meses, representando um investimento global na ordem dos 4 milhões de euros, com comparticipação de fundos comunitários.
Artigo relacionado
Ol. de Azeméis: Consignada a estação multimodal de transportes e mercado
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.