Ol. de Azeméis / Escolas: Inércia e a falta de planeamento

1948
Paços de Concelho de Oliveira de Azeméis.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Comissão Política do Partido Social-Democrata de Oliveira de Azeméis vem manifestar a sua preocupação, relativamente ao arranque do ano letivo.

A inércia e a falta de planeamento por parte da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis fez com que o ano letivo tenha começado em circunstâncias ainda mais difíceis do que aquelas que a atual realidade fazia prever.

Não basta um executivo mostrar-se sensibilizado e compreensivo. A um executivo exige-se planeamento e, posteriormente, respostas céleres na resolução dos problemas. Oliveira de Azeméis foi pioneira na descentralização de competências através do Contrato interadministrativo de delegação de competências “Aproximar Educação” e esse percurso deveria garantir uma maior eficácia e atenção para com as nossas escolas, os nossos alunos, professores, auxiliares e pais.

Não nos revemos e refutamos as declarações do Sr. Presidente da CMOA, que acusa o PSD de criar alarmismo. O PSD apenas tem reportado nos órgãos próprios, as preocupações de pais, associações de pais e de toda a comunidade educativa, que nos têm chegado. De Macieira de Sarnes a Ossela, passando por Fajões, Lações ou a Escola Soares Basto, citando apenas algumas das situações concretas.

Destacamos, positivamente, todo o esforço realizado por parte dos Diretores dos agrupamentos de escolas, assistentes operacionais, bem como das associações de pais, sempre disponíveis para minimizar todos os problemas, especialmente aqueles que não seriam da sua responsabilidade.

Neste arranque do ano escolar, faltou por parte da CMOA: planeamento, estratégia, diálogo, investimento, solidariedade.

Falta de planeamento e estratégia geral, atempados devido ao surto de COVID 19, para possibilitar um ambiente salutar e seguro nas escolas; falta de planeamento nos transportes escolares; falta de planeamento nas obras do futuro Centro de Línguas, que deixou centenas de alunos e as suas famílias sem saberem se iriam ter aulas.

Falta de diálogo e estreita colaboração entre a CMOA e a Direção das Escolas, Divisão da Educação, Proteção Civil.

Falta de investimento para a contratação de mais auxiliares educativos a tempo do arranque do ano escolar, na manutenção das escolas, na aquisição de material de proteção individual, na aquisição e fornecimento de desinfetantes, produtos de limpeza e higienização.

Falta de solidariedade com a angústia e esforço de diretores de agrupamentos e pais.

Esta semana, houve uma comunicação da CMOA sobre a limitação e dificuldade dos alunos frequentarem as CAF (Componente Apoio Família); um serviço assegurado a centenas de crianças há vários anos e que este executivo quer reduzir ao mínimo, justificando com a nova realidade. Infelizmente a realidade não se prende com o COVID mas, uma vez mais, à escassez de recursos humanos afetos a este serviço.

Em Reunião de Câmara do passado dia 24 de setembro, os Srs. Vereadores do PSD apresentaram seis propostas ao Sr. Vereador da Educação:

1. Visita às escolas do concelho, por forma a inteirar-se da realidade;

2. Reuniões periódicas e regulares, com uma equipa composta pelos Diretores dos agrupamentos, Proteção Civil, Delegado de Saúde e, claro está, pelo Vereador da Educação, por forma a avaliar e a planear o dia-a-dia da nossa comunidade escolar;

3. Colocação imediata de Assistentes Operacionais nas escolas porque há CAF em risco de fechar, aulas de Educação Física suprimidas;

4. Reunião com a Transdev para se certificar que as regras de transporte escolar estão a ser cumpridas. Certamente haverá encargos adicionais, que terão de ser equacionados e suportados em conjugação com a AMP

5. Realização urgente de obras nas escolas do primeiro ciclo.

6. Reunião com mais regularidade do Conselho Municipal de Educação. É um órgão consultivo, composto por pessoas que estão no terreno e que poderão ajudar na tomada de decisões. O Vereador tem ferramentas ao seu dispor, basta usá-las.

O investimento que se faz no sistema educativo é o garante que uma geração pode ultrapassar a anterior. É por isso que lutamos diariamente: um futuro melhor.

A Comissão Política do PSD de Oliveira de Azeméis

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780