Ol. de Azeméis: Autarquia disponibiliza quatro desfibrilhadores para apoio a desporto e eventos

1058
Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis associou-se ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE) com a aquisição de quatro desfibrilhadores, dispositivos portáteis para socorrer vítimas em paragem cardiorrespiratória que ficarão afetos às piscinas e pavilhão municipal, complexo municipal de Cucujães e apoio a eventos.

Começou esta quinta-feira o processo de certificação do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE), ministrando a formação de suporte básico de vida a colaboradores da Câmara Municipal e a representantes de clubes desportivos.

A operacionalização implica ainda o pedido de licenciamento ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a entidade responsável pelo Programa.

“O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos adesivos colocados no tórax da vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não a administração de um choque elétrico”, refere uma nota de imprensa.

Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, “o objetivo é dotar os principais espaços desportivos com este tipo de equipamento que permita prestar uma assistência pré-hospitalar a eventuais vítimas em locais com elevados níveis de assistência de público e de praticantes desportivos”.

Um dos quatro equipamentos ficará disponível para dar assistência a grandes eventos como a Noite Branca, Mercado à Moda Antiga ou Festas de La Salette.

Publicidade, Serviços & Donativos