Ol. de Azeméis aposta na reabilitação urbana, inclusão social e atração de investimento

908
Cidade de Oliveira de Azeméis.
Comercio 780

O orçamento da Câmara de Oliveira de Azeméis para 2024 atinge um valor de 60,3 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 2 milhões de euros relativamente ao ano anterior. Entre os principais investimentos do Plano Plurianual de investimentos para 2024 destaca-se a construção do Centro de Educação Ambiental (4.440.000€), a beneficiação e a ampliação da rede “de saneamento (3.550.000 €)”, adianta uma nota de imprensa.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

As “principais apostas” em termos de dotação financeira são a educação (17,5 milhões de euros), o ordenamento do território (12 milhões de euros), os serviços urbanos ambientais (4,3 milhões de euros), o apoio às famílias (3 milhões de euros), Sistema de transportes (2,9 milhões de euros) a cultura (2,6 milhões de euros) e as Juntas de Freguesia (2,1 milhões de euros).

A maioria PS que lidera a Câmara oliveirense refere que “o documento espelha princípios estratégicos virados para a mobilidade, reabilitação urbana, inclusão social, competitividade e atração de investimento, aposta na eficiência energética, criação de espaços verdes e requalificação da rede viária e das zonas industriais.”  Salienta, ainda, o empenho em manter as “boas práticas em termos de desempenho económico, refletido no posicionamento do município oliveirense no topo nacional, segundo o anuário financeiro 2022 dos municípios portugueses”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

A edilidade pretende em 2024 dar “especial atenção ao apoio às pessoas, famílias e às empresas”, mantendo o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) na taxa mínima (0,3%) com um aumento da dedução fixa da taxa IMI para as famílias com dependentes, além da isenção da derrama para as empresas com volume de negócios até 150 mil euros.

O orçamento prevê um aumento de um milhão de euros para as Juntas de Freguesia. passando o apoio anual de um milhão e 58 mil euros para dois milhões e 107 mil euros.

Discurso direto

“O documento aprovado mantém a aposta no investimento com capitais próprios em áreas estratégicas para o futuro do concelho como a educação e apoio às famílias, a expansão das redes de água e saneamento, a reabilitação urbana, implementação do plano de mobilidade e zonas industriais” – Joaquim Jorge, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.