Coutada, Ílhavo.

A Câmara de Ílhavo aprovou a criação do ‘Regulamento da Oficina Móvel Ílhavo Cuida’, um novo instrumento que pretende “reforçar a resposta social dirigida à população idosa, vulnerável ou temporariamente dependente.”

Segundo o comunicado municipal, “a iniciativa surge num contexto demográfico marcado pelo acentuado envelhecimento populacional”, como atestam os Censos 2021 (28,29% da população residente no concelho tem 65 ou mais anos, acima da média nacional de 23,44%).

Em Ílhavo verifica-se, igualmente, um aumento da proporção de pessoas idosas a viver sozinhas, isoladas ou em situação de vulnerabilidade, realidade que exige respostas de proximidade, eficazes e ajustadas às necessidades do dia a dia.

A ‘Oficina Móvel Ílhavo Cuida’ permitirá “assegurar pequenas reparações domésticas e um serviço de transporte solidário a pedido”, contribuindo, assim, “para o bem-estar, a segurança e a autonomia dos munícipes que mais precisam, promovendo conforto no domicílio e melhor qualidade de vida.”

“Esta etapa reforça o compromisso do Município de Ílhavo com políticas de proximidade, eficiência administrativa e solidariedade ativa, contribuindo para um território mais coeso, cuidador e preparado para responder ao envelhecimento da população”, conclui a nota de imprensa.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e donativos

Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).