Obras no Castelo da Feira aproveitadas para novas escavações arqueológicas

1175
Castelo de Santa Maria da Feira.
Dreamweb 728×90 – Video I

As obras para consolidação estrutural e reabilitação da muralha do Castelo de Santa Maria da Feira, que precedem outras intervenções, foram acompanhadas de escavações arqueológicas.

Os trabalhos começaram em setembro de 2022 com um prazo de um ano, no âmbito de uma empreitada lançada pela Câmara Municipal, que está orçada em 700 mil euros.

Compete à Direção Regional de Cultura do Norte a fiscalização dos trabalhos arqueológicos. ” A prioridade é, por um lado, consolidar a muralha do castelo, e, por outro, reabilitar a ruína do paço ainda visível na praça de armas, em concreto da residência senhorial que aí foi construída no século XVII e que pouco depois seria destruída por um incêndio”, explicou aquele organismo desconcentrado.

O projeto mais amplo de conservação, preservação e valorização do castelo abrange, igualmente, trabalhos de reabilitação de elementos como os coruchéus cónicos das torres e a recuperação do poço e respetiva escadaria em espiral.

O Castelo de Santa Maria da Feira é considerado “um dos mais notáveis monumentos portugueses na forma como espelha a diversidade de recursos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI.”

Para além da sua importância militar, importa ter em conta a sua dimensão político-cultural, uma vez que foi fundamental para a vitória de São Mamede, em 1128, quando o alcaide deste castelo, Pêro Gonçalves de Marnel, tomou o partido de D. Afonso Henriques contra D. Teresa e o conde de Trava.

Entre 1992 e 2006 realizaram-se estudos arqueológicos e importantes obras de restauro e conservação, numa parceria entre a Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira e o ex IPPAR. A reabilitação da Capela e da Torre de Menagem permitiu criar um espaço para eventos.

Segundo a Câmara da Feira, o Castelo “será integralmente recuperado e adaptado para acolher eventos de índole artística e cultural”. Nesta altura, “Apesar das obras, continua visitável, podendo observar-se de perto as prospecções arqueológicas”.

Emblemática da arquitetura medieval portuguesa de tipo militar

Obra emblemática da arquitetura medieval portuguesa de tipo militar, o Castelo de Santa Maria da Feira é um dos nossos monumentos que melhor reflete a diversidade de meios de defesa utilizados durante a Idade Média, tendo sido fundamental em todo o processo de Reconquista e de autonomia do Condado Portucalense.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780