‘O Rio vai às Escolas’ da CIRA em 2020

1985
dav

No âmbito do projeto LIFE ÁGUEDA, biólogas do Fluviário de Mora e do Município de Águeda ‘levaram o rio’ às salas de aula de Sever do Vouga e de Albergaria-a-Velha.

Mais de 50 alunos participaram nas sessões de sensibilização e educação para a sustentabilidade com foco na valorização do rio, como património natural e cultural a preservar.

No âmbito do projeto ‘LIFE ÁGUEDA – Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga’ está a ser implementado o programa de sensibilização para o ambiente e sustentabilidade ‘O Rio vai à Escola’ que visa alertar para os constrangimentos existentes na continuidade fluvial do rio, a problemática da preservação dos recursos hídricos, os impactos que os obstáculos representam para viabilidade das populações de peixes autóctones, bem como divulgar as ações desenvolvidas pelo projeto LIFE ÁGUEDA.

O programa destinado a escolas da região da CIRA irá desenvolver-se no decorrer do projeto, até 2022.

O projeto LIFE AGUEDA

O projeto ‘LIFE ÁGUEDA – Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga’ tem como objetivo principal a eliminação de obstáculos ao continuum fluvial do rio Águeda e Alfusqueiro, bem como a recuperação e restauro dos habitats ripícolas necessários para a preservação e promoção das populações de peixes migradores nestas linhas de água. Estas intervenções, a par com outras na área da gestão ripícola e da pesca, num investimento global de cerca de 3 milhões de euros, irão sobretudo beneficiar a ictiofauna autóctone, de que são exemplo, entre outros, o sável e a lampreia-marinha, espécies que apresentam um elevado valor socioeconómico e conservacionista.

Para mais informações www.life-agueda.uevora.pt

Publicidade, Serviços & Donativos