O Ria de Aveiro Weekend chega no primeiro fim-de-semana de julho

920
Regata de Moliceiros, Aveiro.

Destaque para o facto da CIRA ter voltado à execução de obras, assinalando-se a inauguração do Pontão de Porto de Vacas em Estarreja, e as obras em curso atualmente de reforço de margens do Rio Vouga.

José Ribau Esteves *

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) vive uma fase muito intensa de desenvolvimento de projetos de diversas tipologias, lançando-se em áreas novas da sua atividade, aprofundando trabalho em áreas clássicas e lutando para vencer constrangimentos vários para colocar em marcha projetos de grande importância para o desenvolvimento da Região de Aveiro, para a valorização do território e para a qualidade de vida dos Cidadãos.

Nas áreas novas o grande destaque vai para a Educação, com o arranque do projeto Educ@RA, um programa de muitas iniciativas para combater o abandono escolar e promover o sucesso educativo, trabalho em Parceria com as Escolas e os Agrupamentos, num projeto em desenvolvimento durante três anos, e que constituiu o motivo base para a ativação de uma nova prestadora de serviços para reforçar a Equipa CIRA.

A Proteção Civil com uma íntima ligação à gestão da floresta, é outra área nova a merecer trabalho da CIRA, com a ativação de uma equipa técnica específica e de um prestador de serviços que vão ajudar a assumir novas responsabilidades e competências no quadro do processo de Descentralização em curso.

Nas áreas clássicas destaque para o facto da CIRA ter voltado à execução de obras, assinalando-se a inauguração do Pontão de Porto de Vacas em Estarreja, e as obras em curso atualmente de reforço de margens do Rio Vouga em Albergaria-A-Velha (zona de São João de Loure e Angeja) e em Aveiro (na zona de Eixo).

Nas áreas de grande importância e com problemas excecionais, temos de referenciar a construção da Ponte Açude do Rio Novo do Príncipe (junto a Vilarinho, Aveiro), já adjudicada e à espera de terminar o demorado licenciamento ambiental, e o Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar, em fase final de execução do projeto e também com muitas dificuldades no que respeita ao licenciamento ambiental. Duas operações da maior importância, que assumem um investimento de cerca de 25 milhões de euros, com apoio dos Fundos Comunitários do POSEUR e do PDR 2020.

O Ria de Aveiro Weekend chega no primeiro fim-de-semana de julho de 2019, com um renovado formato, mais expressivo, com a manutenção da tradição da Regata dos Moliceiros entre a Torreira e Aveiro, e com novos eventos que expressam a riqueza e o esplendor da Nossa Ria de Aveiro.

Os onze Municípios da Região de Aveiro têm uma intensa agenda de eventos, assumindo alguns dos mais relevantes uma presença destacada na agenda de eventos da Região de Aveiro, com uma publicação própria e que neste boletim sumariamos. Tudo e tanto mais, também para comemorarmos os 30 anos do Associativismo Municipal na Região de Aveiro, que assinalamos neste ano de 2019, a sua história e as suas realizações, num programa que terá o seu epílogo em outubro próximo.

Acompanhe a vida, as notícias e a agenda de eventos da Região de Aveiro, que pode consultar em www.regiaodeaveiro.pt.

Contamos Consigo para continuarmos a fazer mais e melhor pela Nossa Região de Aveiro.

José Ribau Esteves, presidente da CIRA e da Câmara de Aveiro.

* Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Publicado originalmente no Boletim Informativo da CIRA (Junho).

Publicidade, Serviços & Donativos