“O Retrato nas coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana” com visitas guiadas

1374
Retrato do espólio do Museu de Santa Joana, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara Municipal de Aveiro está a organizar visitas guiadas à exposição que está patente no Museu de Aveiro / Santa Joana.

Trata-se da mostra “O Retrato nas coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana” que apresenta uma seleção de gravuras e óleos sobre tela do vasto conjunto de retratos, que o Museu de Aveiro tem à sua guarda.

A exposição pode, então, ser acompanhada de visita guiada gratuita, mediante marcação prévia, às terças e quintas-feiras, às 11h00 e às 15h00, em grupos limitados a seis pessoas. As marcações poderão ser efetuadas pelo telefone 234 423 297 ou por e-mail para [email protected].

Expostas obras em reserva

Em Portugal a arte do retrato em pintura de cavalete não teve a expressão que, por exemplo no norte da Europa, viria a ganhar. Em Portugal as encomendas recaiam sobretudo em imagens sagradas e não tanto na representação de personagens, excetuando-se as figuras reais, os grandes da Igreja e, pontualmente, os membros da nobreza. Paralelamente, os retratos das elites europeias eram disponibilizados através de gravuras, algumas do século XVII, com origem na Flandres, e de grande qualidade, como as que agora se apresentam.

Destes retratos aos de alguns aveirenses ilustres, e já entre os séculos XIX e XX, o Museu de Aveiro / Santa Joana expõe, até 27 de setembro, um conjunto de obras que normalmente se encontram em reserva, longe do olhar do visitante. É assim uma oportunidade rara de conhecer este acervo

Publicidade, Serviços & Donativos