“O Pista aprende a poupar”

796
Imagem Facebook do PISTA - CLDS 4G.

O livro para crianças “O Pista aprende a poupar” será apresentado ao público, na próxima terça-feira, 6 de dezembro, às 10:00, no Centro de Negócios de Estarreja.

A iniciativa assinala o fim da história do projeto PISTA – Projeto de Intervenção Social das Terras de Antuã, que durante mais de três anos atuou na prevenção da pobreza infantil no concelho de Estarreja.

Da autoria das técnicas do projeto Inês Rodrigues e Sara Almeida, e com a parceria da DECO – Defesa do Consumidor, o livro infantil conta a história do Pista que, ao perceber que a família não tem dinheiro suficiente para uma visita de estudo, pensa num plano de poupança para alcançar o que mais deseja: poder ir ao Museu dos Dinossauros. Será que vai conseguir? Nesta história, dicas sobre poupança surgem de forma simples e divertida.

Considerando o seu propósito maior relacionado com as crianças e a pobreza, a equipa técnica criou um livro que reunisse as duas temáticas numa mensagem positiva que se espera perdurar no tempo, e ser veiculada aos mais novos de forma lúdica, em família. O PISTA considera que a literacia financeira deveria ser uma prioridade no sistema de ensino português e que as famílias deveriam abordar este tema em casa, desde tenra idade. O livro será oferecido a todos os estabelecimentos de ensino com pré-escolar e 1.º ciclo.

Aberta à comunidade, a apresentação da obra será feita por uma contadora de histórias, a qual irão assistir alunos estarrejenses. O livro tem ilustração de Gabriela Henriques – Daydreamer e impressão da gráfica local Rebelo AG.

Intervenção do PISTA começou em 2019

Como projeto CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), o PISTA atuou no Eixo 2 – “Intervenção familiar e parental preventiva de pobreza infantil” de 2019 a 2022, no concelho de Estarreja.

Para além da apresentação do livro, a sessão de encerramento do projeto, a decorrer no dia 6 de dezembro, das 10h às 12h30, no Centro de Negócios de Estarreja (localizado no Eco Parque Empresarial) focará o trabalho de intervenção familiar e parental desenvolvido pelo PISTA ao longo de mais de 3 anos, e contará ainda com comunicações de diferentes entidades do âmbito social, bem como parceiros do projeto. Decorrerá ainda uma exposição de materiais concebidos pelo projeto durante a sua intervenção.

Câmara de Estarreja

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.