
Joaquim Renato Ferreira Araújo foi licenciado em Geologia, pela Universidade de Coimbra, doutorou-se na Universidade de Leeds, Reino Unido, em 1966.
Por Fernando Ferreira Dias *
Geólogo nos Serviços de Geologia de Moçambique e chefe de repartição de Geologia, exerceu a maioria do seu percurso profissional (1974 -1994) como professor da Universidade de Aveiro, sendo provido como professor catedrático em 1980.
Desempenhou funções no Grupo de Geologia do Ministério do Ultramar, no Conselho Nacional de Educação, no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, no Comité ERASMUS, no grupo de trabalho para a revisão do Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo e no Conselho Nacional para a Política da Terceira Idade.
Foi presidente do conselho científico da Universidade de Aveiro. Eleito como reitor desta Universidade, cumpriu dois mandatos, de 1986 a 1994.Foi durante o seu mandato que o Campus universitário ficou com edifícios, assinados por arquitectos de renome: Dep. Geociências/Souto Moura, Biblioteca/Siza Vieira e Dep. Cerâmica e Vidro/Alcino Soutinho.
Renato Araújo, segundo reitor da história de 40 anos da UA, cargo que desempenhou numa fase marcada pela expansão do campus, lembrou os primórdios, quando “nem os taxistas, na estação de caminhos-de-ferro, sabiam onde ficava a Universidade de Aveiro” ou própria população local colocava reservas, e opunha-se mesmo, à construção dos primeiros edifícios quando foi necessário expropriar terrenos, diz ele que havia quem defendesse que a universidade devia pagar uma renda para estar aqui.
Para além da sua importância formativa e científica, a instituição, frequentada hoje em dia por 20 mil alunos, tem 900 docentes e 600 funcionários, esteve na origem de importantes grupos culturais.
Entre 1989 e 1992 foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, tendo assumido posteriormente os cargos de presidente do conselho executivo e de presidente do conselho geral da Fundação das Universidades Portuguesas.
Ocupou o cargo de presidente do conselho geral da Universidade de Évora entre dezembro de 2009 e julho de 2011.
Foi deputado pelo PS em eleições legislativas para a Assembleia da República realizadas em 19 de Julho de 1987, apenas por um dia. O da posse. O Auditório da Reitoria passou a chamar-se “Auditório Renato Araújo” e é uma justa homenagem.
* Série de publicações ‘Personagens que fazem Aveiro’. Artigo publicado em Aveiro na História.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






