O “lucro” do “prejuízo”

1730
Curia, Concelho de Anadia.

Neste período atípico, marcado por incertezas, receios, preocupações e adversidades, é também importante planear, prever, acreditar, confiar e encarar a nova realidade como uma oportunidade para seguir em frente com mais segurança a vários níveis.

Por Teresa Cardoso *

O Município de Anadia aprovou, recentemente, em reunião de executivo, o “Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico ‘Anadia Estamos Juntos e Juntos Recuperamos’”, que visa ajudar munícipes, associações e empresas do concelho de Anadia, fortemente afetados pela pandemia de Covid-19.

Este programa complementa e reforça apoios excecionais de cariz municipal já existentes em várias áreas, e acompanha medidas suplementares decretadas pelo Governo. Meio milhão de euros do orçamento municipal foram direcionados para este apoio extraordinário, que se considera urgente e essencial. 40% deste valor será investido exclusivamente na atividade económica de interesse municipal do concelho de Anadia, nomeadamente para apoio ao emprego, à quebra de faturação e à manutenção de postos de trabalho.

Com a implementação de novas medidas, neste momento particularmente difícil para todos, o Município de Anadia pretende proteger as empresas instaladas no concelho e, consequentemente, os postos de trabalho existentes e a economia local, de vital importância para toda a comunidade.

A pandemia de Covid-19 foi e está a ser um gigantesco desafio para o setor empresarial, mas também uma lição que tem gerado resiliência, flexibilidade, inovação e criatividade, características essenciais para ultrapassar crises como a que estamos a viver e outras que possam surgir. Esta atitude proativa, fruto de constantes adaptações à realidade, em tempo record, e de uma enorme força de vontade para superar obstáculos e, por vezes, até para sobreviver, acaba por fortalecer e valorizar o setor.

Neste período atípico, marcado por incertezas, receios, preocupações e adversidades, é também importante planear, prever, acreditar, confiar e encarar a nova realidade como uma oportunidade para seguir em frente com mais segurança a vários níveis. Não podendo voltar atrás e apagar os danos causados pela pandemia, é fundamental avaliar o presente encontrando “lucro” no “prejuízo”, porque as fraquezas também se podem transformar em forças muito úteis para um futuro promissor.

O Município de Anadia tem acompanhado atentamente a resposta das empresas do concelho à pandemia de Covid-19 e orgulha-se do caminho seguido até agora, com esforço, dedicação e sacrifício. Juntos havemos de recuperar.

* Presidente da Câmara Municipal de Anadia.

Publicidade, Serviços & Donativos