O Espaço Social de São Jacinto

1506
Espaço Social, São Jacinto.

O objetivo claro e inequívoco é combater o isolamento social e promover o envelhecimento saudável.

António Aguiar *

O Espaço Social recentemente criado em São Jacinto compreende vários espaços: Loja Social; Gabinete da RELIS; Centro de Recolha de análises e Espaço Convívio.

Este último há muito desejado por vir preencher uma lacuna existente, principalmente para aqueles que se isolam em casa e têm necessidade de conviver, socializar de forma saudável.

Estamos atentos. Somos próximos. Ainda não está como desejaríamos. Queremos mais e melhor.

Aquando da abertura deste Espaço Social, e ao falar concretamente no Espaço Convívio, referi-me ao mesmo como um centro de dia que, ao que parece não foi bem entendido, porém sem fundamento real, dado que nunca me referi nos termos/moldes convencionais como se um Centro de dia Oficial se tratasse, mas como sendo um Centro ou Espaço, com uma funcionalidade diferente, dando prioridade à “ocupação dos mais velhos”. Só não entendeu quem não quis entender.

O objetivo claro e inequívoco deste Espaço Convívio é combater o isolamento social e promover o envelhecimento saudável. De frequência livre e gratuita.

Com atividades direcionadas para o estímulo da motricidade fina; do cérebro com atividades lúdicas; para o estímulo cognitivo; com exercícios de neuróbica; atividades de rua; momentos de interação com diferentes gerações e muita animação.

Expõem os seus trabalhos. Há ainda um cantinho de leitura com livros oferecidos pela população.

Começámos com dois ou três utentes e neste momento temos uma frequência diária de 15. As idades oscilam entre os 50 e 90 anos. Já não passam sem ir ao Espaço Social. Nem nos dias de temporal ficaram em casa.

Passam a palavra uns aos outros e quando aparecem, para ver como é, acabam por ficar e posteriormente frequentar diariamente Há sempre um lanchinho, a maioria das vezes, oferecido pelos populares: leite, café e chá.

Frequentemente os próprios utentes levam alguma coisa livremente e partilham. Acontece muitas vezes alguém fazer um bolo e ir lá oferecer.

Isto é querer o melhor para a sua gente, para a sua terra. E isto sim, repito, era uma lacuna existente. Se um dia for possível no mesmo espaço servir refeições, tanto melhor.

As pessoas estão felizes, ativas e ocupadas. É novidade.

Toda esta dinâmica está a cargo de uma Educadora de Infância que tudo faz para que não se deixem ostracizar, mas, pelo contrário, possam sair, estar, ser, participar, para que se valorizem e sejam valorizados.

O Espaço Convívio está aberto a todos. Nada como ir ao local e entrar, verificar, ouvir os próprios utentes e sentir a felicidade a alegria de estar bem. Serão com toda a certeza bem recebidos.

* Presidente da Junta de Freguesia de São Jacinto.

Publicidade, Serviços & Donativos