Novos espaços para novas formas de aprendizagem

907
Universidade de Aveiro, biblioteca.

Para responder às necessidades de qualificação de uma sociedade em transformação, as instituições de Ensino Superior têm de se transformar também. A necessidade de novas abordagens também se sente no ensino e aprendizagem.

Por Paulo Jorge Ferreira *

É importante que as instituições de Ensino Superior preparem respostas adequadas. A Universidade de Aveiro, no âmbito da Universidade Europeia ECIU, agora com novo financiamento aprovado pelo Programa Erasmus+, tem desenvolvido alguns dos conceitos-chave: caminhos de aprendizagem flexíveis, microcredenciais e ensino baseado em desafios.

A transformação não é superficial. Não é possível proporcionar uma experiência de ensino e aprendizagem dirigida segundo estas linhas e centrada no estudante sem intervir também nos espaços.

Ao longo de vários séculos a “sala de aulas” mudou pouco. Um cirurgião do século XIX não reconheceria uma sala de operações do século XXI; mas um professor do século XIX reconheceria muito provavelmente uma sala de aula dita “moderna”.

As formas de ensinar e de aprender que exploramos hoje exigem ambientes de aprendizagem adequados, físicos e virtuais, que acompanhem a inovação. Os espaços devem ser flexíveis e reconfiguráveis, capazes de se adaptarem a novas necessidades; e devem facilitar a troca de experiências, o trabalho colaborativo e a interação de diferentes áreas de conhecimento.

A Universidade de Aveiro e o seu Departamento de Educação e Psicologia criaram recentemente um espaço assim: o SALT, Espaço de Aprendizagem e Ensino Ativos, disponível para quem queira inovar nas suas práticas pedagógicas. Inspirado no projeto Ambientes Educativos Inovadores, da OCDE, adapta-se à estratégia pedagógica pretendida em determinado momento, e favorece a interação entre estudantes e docentes, presencialmente e à distância, dando suporte ao ensino híbrido e colaborativo. Inclui espaços para trabalho em equipa, apresentação e partilha de ideias, trabalho individual e uma área social.

Novos espaços alinhados com as novas abordagens contribuirão para formar profissionais mais criativos, autónomos e colaborativos. Como escreveu José Ortega y Gasset, “Eu sou eu e minha circunstância”, e nessa circunstância incluem-se certamente os espaços onde vivemos e estudamos.

Vale a pena pensar nisso.

* Reitor da Universidade de Aveiro. Artigo publicado originalmente em UA.pt.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780