Novo PDM de Aveiro vai permitir a ampliação do PCI

4760
Parque Ciência e Inovação, Ílhavo.
Comercio 780

A entrada em vigor do novo Plano Diretor Municipal (PDM), aprovada pela Assembleia Municipal, terça-feira passada, vai permitir a expansão do Parque da Ciência e Inovação (PCI) para o concelho de Aveiro.

Informada dada pelo presidente da autarquia, Ribau Esteves, durante esclarecimentos prestados na sequência de questões levantadas no debate da proposta de revisão.

“Finalmente, com este PDM, o PCI desenhada para existir nos municípios de Ílhavo e Aveiro, e que até hoje Aveiro não pôde licenciar, porque o nosso instrumento de planeamento não permite, o polo de Aveiro do PCI vai poder ser licenciado e construído”, anuncio o edil.

“É uma tristeza, ainda há poucos meses decidimos que é preciso mais um edifício, e tem de ser obviamente em Aveiro, mas não era possível porque o instrumento de gestão, no caso o Plano de Urbanização da Cidade de Aveiro (PUCA), não o permite. Agora, com o PDM em vigor, passa a permitir”, acrescentou.

“Aquilo que lutámos há tantos anos, além do mais como presidente da Câmara de Ílhavo e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, para que o PCI também esteja fisicamente no município de Aveiro, não o posso fazer até ao PDM entrar em vigor. A partir desse dia, podemos licenciar e a nossa empresa PCI SA dar esse importante passo, para a sua relação mais forte com a Universidade de Aveiro e com o campus”, afirmou ainda Ribau Esteves.

O PCI – Creative Science Park Aveiro Region, uma sociedade liderada pela Universidade de Aveiro tendo como acionistas municípios e empresas, celebrou em março deste ano o seu primeiro aniversário.

Um investimento total de 35 milhões de euros que teve apoio de 15,5 milhões do programa comunitário QREN.

Criado com “o objetivo de reforçar o “envolvimento colaborativo do sistema cientifico, da região e do tecido empresarial da região”, contava à data com 80 entidades instaladas e outras em fase de instalação, movimentando todos os dias cerca de 400 pessoas.

Artigos relacionados

Aveiro /PDM: Oposição manteve críticas, Câmara promete quadro de planeamento “melhor”

Publicidade, Serviços & Donativos