Novo mercado da Murtosa acolhe incubadora de empresas

1120
Projeto do mercado da Murtosa.

O “novo mercado municipal” da Murtosa irá acolher a incubadora local de empresas. A Câmara lançou recentemente o concurso público da empreitada de construção do edifício, que será “um espaço moderno, inovador e multifuncional”.

Designado como ‘Mercado das Ideias’, ficará localizado na zona dos antigos armazéns municipais e terá como acessibilidade principal a Travessa da Regueirinha, atualmente em construção, junto ao Arquivo Municipal, em pleno centro da vila.

A empreitada tem um valor base de 2,6 milhões de euros e prazo de execução de 18 meses.

Segundo explica a edilidade, o futuro ‘Mercado das Ideias’ surge com “a pretensão de ser um espaço que conjuga tradição e inovação, no qual, para além da valorização dos produtos agrícolas e piscícolas locais, se criarão condições para o desenvolvimento de novas ideias de negócio à volta da matriz tradicional, potenciando as cadeias curtas de comércio, através do estabelecimento de sinergias entre os vários agentes que lá se estabeleçam.”

A construção do novo mercado possibilitará, ainda, o desvio da parte final da Avenida 29 de outubro por dentro do corredor libertado pela deslocalização do atual mercado Tavares Gravato, que se interligará à Travessa da Regueirinha, estabelecendo, desta forma um novo eixo viário.

Obras incluídas no conjunto de intervenções para serem concretizadas pela município local até 2026, no âmbito do plano ‘Murtosa Centenário’, “que reformularão, de forma profunda, as acessibilidades e, por via disso, toda a malha urbana do centro da vila.”

» Projetado pelo Arquiteto Bernardo Domingues, será constituído por 2 pisos, funcionando, no rés-do-chão, o mercado, com espaços de venda interiores, nomeadamente 12 bancas de peixe, 12 bancas de hortícolas e 2 talhos, e ainda 9 lojas, um equipamento de cafetaria e instalações sanitárias, com acesso interno e externo, permitindo a sua abertura ao público de forma autónoma relativamente ao horário do mercado;

» No piso 1 será instalada a incubadora de empresas da Murtosa, com gabinetes, sala de reuniões, salas de formação, área de refeições, instalações sanitárias e áreas de convívio, garantido condições de excelência para os novos empreendedores.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.