Nova concessão de recolha de lixo doméstico serve quatro municípios da região

1787
Equipamentos de recolha de RSU (foto da Câmara de Estarreja).
Comercio 780

A Luságua – Serviços Ambientais S.A. venceu a concessão da recolha e transporte a destino final dos resíduos sólidos urbanos para os concelhos de Estarreja, Murtosa, Águeda e Sever do Vouga.

A decisão final de adjudicação foi tomada em junho pelo agrupamento de entidades adjudicantes após a necessidade de abrir um segundo concurso.

Artigo relacionado

Estarreja: Concurso de recolha de lixos urbanos volta à ‘estaca zero’

A empresa concessionária ficará responsável pelo serviço durante cinco anos, sendo prorrogável por outros três.

O valor do contrato a pagar pelos quatro municípios ronda 11,4 milhões de euros ao longo daquele período.

Águeda é quem suporta um custo anual maior (707.840 euros), seguindo-se Estarreja (384.888 euros), Murtosa (199.080 euros) e Sever do Vouga (132.720 euros).

Assim, a concessão custará anualmente cerca de 1,4 milhões de euros ao agrupamento de entidades adjudicantes. O preço unitário contratual por tonelada é de 44,24 euros, sem IVA.

Águeda do grupo de autarquias em causa é o concelho que produz mais lixo por ano (34.300 toneladas), seguindo-se Estarreja (17 toneladas), Murtosa (4.800 toneladas) e Sever do Vouga (3.200 toneladas).

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.