Neutralidade carbónica associada ao setor dos edifícios

308
Agenda ILLIANCE.

A Agenda ILLIANCE já contratou 160 colaboradores, representando cerca de 66% dos novos postos de trabalho altamente qualificados previstos alcançar até ao final de 2025.

Por Nelson Ferreira *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A Agenda ILLIANCE pretende catalisar a inovação e transição energética no sector da climatização, o que se irá refletir no lançamento de 85 novos produtos que se prevê virem a ter mais de 246 milhões em vendas (no ano cruzeiro 2025), essencialmente para mercados externos. Para atingir estes resultados, o conjunto dos seus parceiros já contrataram 160 colaboradores, representando cerca de 66% dos novos postos de trabalho altamente qualificados previstos alcançar até 2025.

Com as atividades desenvolvidas pelos seus parceiros, até ao final de 2023 a Agenda ILLIANCE atingiu uma execução técnica global superior a 35% do previsto. Além desta percentagem de execução técnica, é importante referir, que alguns dos produtos e equipamentos previstos já se encontram no mercado ou em fase de conclusão e de testes das amostras para validação. Em relação a outros produtos já estão concluídos estudos iniciais e alguns protótipos já estão em fase avançada de desenvolvimento.

A Agenda ILLIANCE tem previsto um investimento elegível de cerca de 116 milhões de euros até dezembro do ano 2025, onde quase 50% do investimento total é apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Um importante marco concretizado no final de 2023, foi a realização uma Sessão Pública onde esteve incluída uma demonstração de resultados da Agenda ILLIANCE. Assim foi possível conhecer alguns dos produtos em desenvolvimento, nomeadamente, novas bombas de calor e equipamentos de combustão com Hidrogénio, e um conjunto de dinâmicas inovadoras e inteligentes para melhorar a eficiência energética das habitações.

Os investimentos produtivos já realizados por alguns parceiros da Agenda ILLIANCE já estão instalados e a funcionar permitindo desde já poupanças energéticas elevadas na produção dos produtos.

Os resultados atingidos até ao momento, mostram que a aposta estratégica nos copromotores e na ideia original da Agenda ILLIANCE é uma aposta ganha: Estamos a alcançar os objetivos, muito ambiciosos, ao nível da utilização de energias renováveis nos processos industriais, bem como no desenvolvimento e inovação em novos e avançados processos industriais e produtos preparados para o futuro. Apesar de toda a incerteza social, política e até energética a nível mundial, continuamos empenhados em dar continuidade aos investimentos propostos no âmbito da agenda que acreditamos ter um impacto relevante para a economia nacional.

A Agenda ILLIANCE, liderada pela BOSCH TERMOTECNOLOGIA, S.A. e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa endereçar o objetivo da neutralidade carbónica associada ao setor dos edifícios, por meio de uma abordagem que se baseia no desenvolvimento de tecnologias complementares associadas a três pilares fundamentais: saúde, conforto e sustentabilidade. O consórcio da Agenda ILLIANCE é composto por 29 entidades, das quais 17 são empresas, 9 ENESII, 2 Clusters e 1 associação.

* Responsável internacional Indústria 4.0 na Bosch Termotecnologia em Aveiro, entidade líder da Agenda ILLIANCE.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780