Nesta luta contra a COVID-19, todos contam

1552
Cidade de Anadia.
Dreamweb 728×90 – Video I

Apelo a toda a comunidade anadiense para que, na escola, em casa e em todos os locais, na medida das suas possibilidades, tenha um comportamento responsável e exemplar, para que, juntos, possamos ultrapassar tranquilamente este período de pandemia.

Teresa Cardoso *

O Município de Anadia acompanhou atentamente a preparação e o início do novo ano letivo nos estabelecimentos de educação e ensino do nosso concelho. Diretores, professores e pessoal não docente foram incansáveis na criação de condições para fazer da escola um espaço seguro, em tempo de pandemia de COVID-19.

Este retomar das aulas presenciais contou com o apoio antecipado do Município de Anadia, que implementou medidas de prevenção e contenção para mitigar a propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2, nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho de Anadia, que se encontram sob gestão municipal.

Desta forma, o Município disponibilizou dispensadores de gel desinfetante, pedestais e de parede, e também termómetros laser, e distribuiu equipamento de proteção individual a auxiliares de ação educativa, profissionais que receberam também formação sobre medidas de prevenção à contaminação da COVID-19. Aos alunos foi entregue um kit de proteção individual, composto por três máscaras reutilizáveis e uma embalagem de gel desinfetante.

O Município de Anadia fez também questão de visitar todos os estabelecimentos da rede pública do pré-escolar e do 1.º ciclo, com uma equipa de profissionais de saúde e um elemento da Direção do Agrupamento de Escolas de Anadia, para vistoriar o cumprimento das medidas de segurança obrigatórias para redução do risco de contágio, reforçando informações e esclarecendo dúvidas.

Igualmente importante foi o apoio monetário dado ao Agrupamento de Escolas de Anadia, para compensar a despesa realizada com a aquisição de máscaras de proteção para a comunidade educativa, e ainda a adaptação da oferta de transporte escolar à nova realidade. O Município de Anadia está também preparado para, a qualquer momento, em caso de necessidade, implementar novas medidas e/ou reajustar as já existentes.

Sabemos, no entanto, que, nesta luta contra a COVID-19, todos contam. Assim, apelo a toda a comunidade anadiense para que, na escola, em casa e em todos os locais, na medida das suas possibilidades, tenha um comportamento responsável e exemplar, para que, juntos, possamos ultrapassar tranquilamente este período de pandemia. O Município de Anadia, como sempre esteve, vai continuar atento a toda a situação.

* Presidente da Câmara de Anadia, mensagem à população divulgada a 12 de outubro de 2020.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780