Negociação algorítmica: Como escolher a solução técnica

1038

Na maioria das vezes, os traders têm dificuldade em encontrar soluções ótimas para a negociação algorítmica. Antes de utilizar este método, conheça os seus principais princípios e decida se fica satisfeito.

O que é negociação algorítmica?

Um algoritmo é um certo conjunto de ações construídas num programa de computador, para resolver certos problemas. É quase tão complicado como um jogo de computador ou tabela eletrónica, mas o algoritmo contém uma ampla variedade de funções e segue um conjunto de instruções, através de uma estratégia embutida.

A negociação algorítmica é um método de trabalho nos mercados financeiros que implica um software especial que contém um conjunto de instruções, para negociação sem participação humana. Este software aumenta as oportunidades dos traders e a eficácia da sua negociação. A principal vantagem de tais métodos de negociação é que os mesmos podem ser realizados a uma velocidade e intensidade que jamais poderão ser alcançadas pelo cérebro humano. Esta é a razão pela qual a negociação algorítmica se tornou tão popular.

Como escolher uma solução ideal para negociação algorítmica?

Para ser bem sucedido, o trader deverá entender e controlar todos os algoritmos de negociação que eles usam. Independentemente do quão estranho isto possa parecer, a negociação de mercado corresponde, basicamente, a jogos mentais. A negociação algorítmica no Forex ou nos mercados de ações aumenta, significativamente, os riscos de perder todo o seu investimento, é por isso que precisa de ser tão escrupuloso, aquando da escolha do software, para negociação algorítmica.

#1 Escolha o software de acordo com a sua psicologia de negociação

Esta é a parte mais importante, antes de estudar o software algorítmico. Tal como outros métodos de negociação, a negociação algorítmica requer disciplina, paciência e contenção emocional. Certifique-se de que a negociação algorítmica não contradiz a sua estratégia de negociação normal. Isto torna-se especialmente crítico, quando o trader faz um grande levantamento. Muitas estratégias com bons resultados de verificação poderão facilmente arruinar o seu depósito com algumas transações falhadas. Por conseguinte, antes de adotar uma nova estratégia, certifique-se de que a compreende bem.

# 2 Crie a sua própria estratégia de negociação

Tendo-se preparado para negociar, descubra o tipo de traders a que pertence, bem como quanto tempo é que está disposto a despender com a negociação. Ao descobrir isso, conseguirá escolher uma estratégia de negociação e a frequência ótima de transações. Por exemplo, se trabalha 8 horas por dia, não há chance de dominar as estratégias intradiárias. Ajuste a sua estratégia de negociação ao tempo que está disposto a despender com a negociação. Inicialmente, o software para negociação algorítmica vai levar muito tempo para configurá-la e otimizá-la, mas isso vai compensar quando o processo suavizar e não vai precisar de controlar, constantemente, o seu robô.

#3 Dinheiro disponível para negociação

A soma mínima para iniciar negociação algorítmica poderá variar, dependendo da sua estratégia de negociação e parâmetros do software. Para estratégias de negociação de “alta frequência”, vai precisar de um grande montante em dinheiro, para suportar o seu depósito e levantamento. Se decidiu começar com uma pequena quantia, opte por estratégias de “baixa frequência”. Neste caso, vai estar a negociar alguns ativos e apenas várias posições de mercado, mas não vai gastar uma fortuna com o pagamento de comissões.

#4 Use um software avançado

Para criar um software algorítmico verdadeiramente eficiente, precisa de ter boas aptidões de programação. Poderá precisar de conhecer o C++, Java ou Python. O seu conhecimento permitir-lhe-á criar algoritmos de negociação de elevada qualidade, com controlo total das soluções técnicas que utiliza. Para quem não têm conhecimento de tais idiomas, existem soluções como o Strategy Builder da R Trader. A plataforma em si é gratuita e tem um desenhador de estratégia Algorítmica embutido onde poderá facilmente adicionar, editar e testar qualquer estratégia.

Resumo

Se considera que o software de negociação algorítmico é uma “máquina de fazer dinheiro”, então está completamente errado. Nenhum software algorítmico deixá-lo-á ganhar uma fortuna rápida. O sucesso requer um esforço substancial, uma grande disciplina e toneladas de paciência, porque uma estratégia de negociação rentável poderá precisar de meses, senão anos, para depurar e configurar.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística, como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.