Necessidades de competências na região de Aveiro: A voz às empresas TICE

603
Novas tecnologias.
Dreamweb 728×90 – Video I

O ranking das competências técnicas apontadas como mais relevantes para o mercado regional de Aveiro, coloca no topo o Software Developer, seguido pelo Especialista em IA e Machine learninge o Marketing Digital.

* Observatório do Emprego da Universidade de Aveiro.

Durante o mês de abril, maio e junho, o Observatório do Emprego entrevistou empresas representativas da região de Aveiro com o intuito de conhecer a sua visão sobre as suas estratégias de digitalização e quais as suas necessidades de qualificação/requalificação para suportar essas estratégias apoiadas na adoção e sustentabilidade das novas tecnologias.

Sobre as necessidades na oferta de profissionais, as empresas do setor TICE apontaram como emergentes neste contexto os profissionais de software, hardware e firmware, sendo que a sua formação base é referida como de grande qualidade na região de Aveiro, mas com escassez na região, em termos de quantidade.

Ainda relativamente aos profissionais de software e hardware, as empresas salientaram especial dificuldade em encontrar quem domine linguagens de programação específicas e mais recentes (e.g. Ruby on Rails, Go-lang, Python ou TensorFlow da Google).

Esta dificuldade estende-se à procura de profissionais que possam dar formação nestas áreas. O que torna mais complexa esta área da programação e que justifica esta falha apontada pelas empresas é a rapidez com que novas linguagens de programação surgem no mercado, por vezes, semestralmente.

Foi igualmente apontado neste contexto que competências como a adaptabilidade ou aprendizagem autónoma se tornam essenciais para colmatar esta deficiência na competência técnica exigida aos software developers.

Assim sendo, as empresas identificaram frequentemente a necessidade de profissionais híbridos, com competências técnicas de software e hardware bem como evidenciaram as competências transversais de aprendizagem autónoma e comunicação como as mais necessárias.

Outras necessidades destacadas foram competências em marketing digital e conhecimentos digitais na área comercial com competências de desenvolvimento de novos modelos de negócio e de internacionalização, assentes na digitalização.

A figura mostra o ranking das competências técnicas de acordo com a visão das empresas de Aveiro auscultadas pelo Observatório do Emprego.

As ocupações relacionadas podem ser encontradas no ESCO (sigla em inglês para Habilidades/ Competências, Qualificações e Ocupações Europeias), é importante ressaltar que o ESCO define por vezes 2 ou mais ocupações relacionadas a cada competência técnica.

O ranking das competências técnicas apontadas como mais relevantes para o mercado regional de Aveiro, coloca no topo o Software Developer, seguido pelo Especialista em IA e Machine learninge o Marketing Digital.

A identificação destas competências pode ser a grande oportunidade de um profissional que queira apostar na sua especialização na sua formação ou requalificação, quer para se manter na mesma empresa ou para iniciar uma nova função noutra empresa.

* Artigo publicado originalmente em https://uaonline.ua.pt/upload/med/joua_m_6674.pdf

Publicidade, Serviços & Donativos