Navio-Museu Santo André recebe trabalhos de manutenção e requalificação de quase meio milhão de euros

1728
Navio Museu Santo André.
Smartfire 728×90 – 1

A Câmara de Ílhavo adjudicou a requalificação e beneficiação do Navio-Museu Santo André por 485.500 euros.

A intervenção naquele polo museológico do Museu Marítimo de Ílhavo, na sua primeira fase, tem um prazo de execução de três meses.

A reparação permitirá“garantir a sua manutenção, requalificação e melhoria das condições de segurança para as visitas”.

A intervenção incidirá sobre a reabilitação da estrutura do navio, como os porões, áreas de alojamento, parque do guincho de pesca, casa das máquinas, balustrada exterior, convés, mastros e ponte, para além da pintura total, docagem e alagem, e renovação de toda a componente elétrica e sistemas do navio, entre outros.

“Este processo é parte integrante de uma requalificação mais alargada do Navio-Museu que prevê, numa fase posterior, a recriação da identidade museológica, tirando partido de novos meios de exibição expositiva”, refere um comunicado da Câmara ilhavense.

“O objetivo é revitalizar essa identidade do Navio-Museu Santo André, com foco na “user experience” dos visitantes, criando uma experiência sensorial que remete para o passado e aproxima as pessoas às memórias das aventuras dos pescadores na Faina Maior, incluindo processos de acessibilidade inclusiva”, acrescenta.

Devido aos trabalhos, a partir do dia 17 de fevereiro estarão suspensas as visitas ao Navio-Museu Santo André.

Renovação das redes de água

Entretanto, a “renovação” das redes de abastecimento de água, em Ílhavo, avança para “vários arruamentos”, anunciou hoje a edilidade local.

Os trabalhos orçados em quase 140 mil euros vão continuar no Lugar de Vale de Ílhavo e na Carvalheira, com uma extensão de cerca de 2.500 metros, abrangendo parte da Rua Prior Valente, desde o cruzamento com a Rua da Lagoinha, na Carvalheira, a Rua dos Louros, a Rua dos Ferreiros, a Rua N. Sra. do Alívio, a Rua do Cabeço do Nuno e a Travessa da Rua do Cabeço do Nuno, em Vale de Ílhavo.

“A execução da obra, pela abrangência que representa e pelos constantes atravessamentos das vias a intervencionar para a realização dos diversos ramais domiciliários, justifica a celebração de um protocolo entre a Câmara Municipal e a AdRA para a definição da repartição das responsabilidades, encargos e respetiva comparticipação financeira”, refere um comunicado.

O executivo já aprovou assumir a requalificação do pavimento dos arruamentos intervencionados e respetivos ramais domiciliário.

Publicidade, Serviços & Donativos