Murtosa: Reabilitação do Bairro Barbosa entre as prioridades da Estratégia Local de Habitação

1143
Bairro Barbosa, Torreira (Foto de Cláudio Pereira / Facebook).

A “reabilitação integral” do Bairro Barbosa, núcleo urbano histórico e identitário para a comunidade da Torreira, é uma das propostas da Estratrégia Local de Habitação (ELH) da Câmara da Murtosa.

Informação transmitida pelo presidente do executivo, Joaquim Batista, na Assembleia Municipal.

A intervenção, que poderá figurar no pacote de candidaturas ao programa 1º Direito, de forma a obter financiamentos estatais indispensáveis, tornará necessário proceder a realojamentos, ainda que temporários, de famílias, o que poderá vir a acontecer através de arrendamentos.

A ELH da Murtosa “resultou numa análise objetiva das necessidades” locais de habitação, apontando para um investimento “muito ambicioso” de 23 milhões de euros.

Caberá ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) analisar a proposta do município, que poderá, a todo tempo, ser alvo de revisão, tendo em conta que podem surgir casos de “pobreza escondida” ou de pessoas em dificuldades habitacionais.

A Câmara da Murtosa aproveitou a elaboração da ELH para “a caracterização de alguns fogos” privados, num “trabalho social junto das famílias.”

Para satisfazer as necessidades habitacionais urgentes, serão necessários 54 fogos nas quatro freguesias do concelho.

Ao longo dos anos, a autarquia tem já feito investimento em casas a custos controlados ou de renda apoiada. Em 2010, só a freguesia da Torreira tinha necessidade de cerca de 70 fogos. Carência qu diminuiu, porque as famílias procuraram alternativa ou estão a ser apoiadas pelo Apoio ao Arrendamento Habitacional.

A Santa Casa da Misericórdia da Murtosa pretende construir dois fogos, com apoio de 250 mil euros, no âmbito da ELH.

Há um conjunto de famílias que foram identificadas por não disporem de casas com condições de salubridade, podendo vir a beneficiar da construção de 32 fogos, com apoio de 4 milhões de euros

A edilidade ficou a aguardar a aprovação da ELH para concorrer a contratos de financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.