Murtosa: Mais de 4 mil visitantes passaram pelo estaleiro-museu do Monte Branco

955

Um ano depois da inauguração do centro interpretativo, o estaleiro-museu do Monte Branco, freguesia da Torreira, Murtosa, recebeu “mais de 4.000 visitantes”.

Balanço partilhado nas redes sociais pelo município local, entidade proprietária do espaço que, além do núcleo museuológico, exibe, ao vivo, “a arte” de construção e reparação de embarcações tradicionais pela mão de mestres carpinteiros, como José Rito, e de pintores.

A obra concluída há um ano permitiu criar um novo edifício, a norte, para ser usado para a construção de embarcações tradicionais de maior envergadura. A ampliação envolveu um investimento de quase 372.500 euros.

O estaleiro-museu, que foi construído originalmente em 2010, pode ser visitado, gratuitamente, de terça a domingo.

» O estaleiro-museu do Monte Branco tem a pretensão de ser “um espaço museológico referencial na valorização das embarcações tradicionais e da construção naval em madeira da Ria de Aveiro, sendo um dos pilares da estratégia de preservação destes valores culturais, preconizada pela candidatura, apresentada pela Região de Aveiro, do Barco Moliceiro e da Construção Tradicional a Património Mundial da Humanidade”.

Apresentação vídeo do estaleiro-museu

Artigo relacionado

Estaleiro-Museu da Torreira vai ser requalificado

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.