Murtosa: Licenciamento de ‘casas barco’ vai merecer reflexão

540
Freguesia da Torreira, concelho da Murtosa (Imagem Google maps).
Dreamweb 728×90 – Video I

Demonstrado interesse na instalação de ‘casas barco’ na Ria de Aveiro para servirem de alojamento hoteleiro.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A Câmara da Murtosa pretende retirar as estruturas da antiga marina da Torreira, mantendo as estacas, por ser “um ativo relevante”.

Apesar das dificuldades em garantir as condições de navegabilidade e de flutuabilidade da bacia, exigindo dragagens regulares, surgiu interesse na sua utilização por parte de privados.

A confirmar-se, será equacionada a possibilidade de concessionar aquele espaço para instalação de cais e a respetiva exploração complementarmente. Informação transmitida pelo presidente da edilidade, Joaquim Batista, em reunião da Assembleia Municipal.

No caso da nova marina entregue à pela Associação Náutica da Torreira responder às solicitações de lugares para embarcações de recreio, no entendimento do edil a antiga não fará sentido manter-se operacional.

A autarquia já foi abordada para um projeto, que passaria pela concessão para uma unidade hoteleira sustentada em ‘casas barco’, “mas o seu licenciamento ainda é muito dúbio”, referiu o edil, pelo que se impõe “muito cuidado” na resposta a estes pedidos “sem ter um plano de estuário e critérios muito bem definidos”, caso contrário poderão multiplicar-se os ancoradouros com tal fim nas margens da ria.

“Não quer dizer que este tipo de uso não seja compatível com o recurso ambiental que temos e não possa ser um setor económico a desenvolver, tem é de haver organização e disciplina”, defendeu Joaquim Batista, lembrando que é preciso garantir condições necessárias, como infraestruturas públicas de serviços.

Artigo relacionado

Nova marina da Torreira adjudicada por quase 700 mil euros

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.