Murtosa: Licenciamento de ‘casas barco’ vai merecer reflexão

537
Freguesia da Torreira, concelho da Murtosa (Imagem Google maps).

Demonstrado interesse na instalação de ‘casas barco’ na Ria de Aveiro para servirem de alojamento hoteleiro.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A Câmara da Murtosa pretende retirar as estruturas da antiga marina da Torreira, mantendo as estacas, por ser “um ativo relevante”.

Apesar das dificuldades em garantir as condições de navegabilidade e de flutuabilidade da bacia, exigindo dragagens regulares, surgiu interesse na sua utilização por parte de privados.

A confirmar-se, será equacionada a possibilidade de concessionar aquele espaço para instalação de cais e a respetiva exploração complementarmente. Informação transmitida pelo presidente da edilidade, Joaquim Batista, em reunião da Assembleia Municipal.

No caso da nova marina entregue à pela Associação Náutica da Torreira responder às solicitações de lugares para embarcações de recreio, no entendimento do edil a antiga não fará sentido manter-se operacional.

A autarquia já foi abordada para um projeto, que passaria pela concessão para uma unidade hoteleira sustentada em ‘casas barco’, “mas o seu licenciamento ainda é muito dúbio”, referiu o edil, pelo que se impõe “muito cuidado” na resposta a estes pedidos “sem ter um plano de estuário e critérios muito bem definidos”, caso contrário poderão multiplicar-se os ancoradouros com tal fim nas margens da ria.

“Não quer dizer que este tipo de uso não seja compatível com o recurso ambiental que temos e não possa ser um setor económico a desenvolver, tem é de haver organização e disciplina”, defendeu Joaquim Batista, lembrando que é preciso garantir condições necessárias, como infraestruturas públicas de serviços.

Artigo relacionado

Nova marina da Torreira adjudicada por quase 700 mil euros

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.