Murtosa lança dragagem de porto de abrigo da Torreira por 373.700 euros

3083
Porto de abrigo, Torreira.

O município da Murtosa avançou com um procedimento concursal para a dragagem de manutenção do porto de pesca da freguesia da Torreira, na Ria de Aveiro.

Segundo o edital do concurso público hoje publicado em Diário da República, a empreitada tem valor base de 373.742 euros.

O prazo de execução previsto é de 130 dias.

As propostas têm de ser apresentados em 30 dias.

Segundo a edilidade murtoseira, a dragagem é destinada a repor “em toda a área da bacia, as cotas originais de construção do porto de abrigo” que serve uma das maiores comunidades piscatórias da Ria de Aveiro.

A intervenção integra, também, a limpeza de toda a bacia interior, criada com a construção do molhe norte do porto de abrigo, “permitindo que nesta venha a ser instalada uma marina de recreio, infraestrutura considerada extremamente relevante, nomeadamente para a dinamização da economia local, no âmbito da estratégia de aposta no turismo náutico, preconizada pela Estação Náutica da Murtosa”.

A Câmara adianta ainda que tem “a intenção de vir a lançar o concurso para realizar obra da mesma natureza nos portos de abrigo da Bestida, na freguesia do Bunheiro, e do Bico, na freguesia da Murtosa, que necessitam urgentemente de uma operação de desassoreamento, para que seja efetivamente consequente a dragagem atualmente em curso, pela Sociedade Polis, nos canais de navegação”.

Publicidade, Serviços & Donativos