Murtosa inicia preparação de espectáculo pirotécnico à espera de autorização em cima da hora

6757
São Paio, Torreira.

A Câmara da Murtosa anuncia que “decidiu dar início à preparação do espetáculo de pirotecnia” das festas do São Paio reagendado para as 00:02 de 9 de setembro, apesar do Governo ter determinado o prolongamento até terça-feira, dia 10, do ‘alerta vermelho’ devido aos riscos de incêndios florestais em vários distritos, incluindo Aveiro.

Em comunicado, o município murtoseiro salvaguarda, contudo, que “a realização fica condicionada ao integral cumprimento das condicionantes que resultem das disposições constantes do despacho conjunto e das decisões que vierem a ser proferidas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”.

As medidas de carácter excecional, previstas proíbem “totalmente “a utilização de fogo de artifício ou outros artefactos pirotécnicos.

A Câmara nota que que o âmbito territorial das medidas de caráter excecional previstas “será redefinido em função da avaliação a efetuar pela ANEPC”.

Ds contactos estabelecidos com as entidades responsáveis, concluiu-se que, a avaliação do nível do atual estado de alerta (vermelho), no distrito de Aveiro acontecerá no final da manhã do dia 08 do corrente mês.

Assim, a eventual alteração do estado de alerta do nível Vermelho para nível Laranja para o distrito de Aveiro “permitirá a realização de espetáculos pirotécnicos”.

As“incertezas” ainda existentes sobre as decisões, “a importância económica e social das festividades em honra de S. Paio”, “encargos já assumidos” e “expetatívas” de milhares de cidadãos são algumas das razões invocadas pela autarquia prepara a descarga de fogo que assinalará o fim da romaria.

Artigo relacionado

Prevenção de fogos obriga a alterações nos espectáculos pirotécnicos da romaria do São Paio

Publicidade, Serviços & Donativos