Murtosa: Exposição de barcos em miniaturas do artesão Henrique Brandão

945
Artesão Murtoseiro Henrique Brandão.

O Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, recebe, de 12 de março a 30 de abril, uma exposição de miniaturas de embarcações tradicionais do artesão Murtoseiro Henrique Brandão.

A mostra abre o ciclo de exposições de artesãos, promovido pelo Município da Murtosa, naquele espaço museológico ao longo do ano de 2023. A entrada é livre.

Henrique Manuel Caravela Brandão Miranda, nasceu a 02 de abril de 1965, na Torreira, o quarto de uma família de nove irmãos. Fez o seu percurso escolar na Torreira, concluindo a 4ª classe com o exame feito na Escola de Pardelhas. Mais tarde, já adulto, concluiu o 6º ano, na Torreira.

Filho de pescadores, aos 14 anos começou a trabalhar na Ria de Aveiro, na arte de pesca do Chinchorro. Chegado à maioridade, rumou à pesca longínqua, na safra do Bacalhau.

Depois de 8 anos de mar, voltou para a sua Ria. Fez um interregno para trabalhar numa empresa de montagem e manutenção de caminhos de ferro, antes de regressar definitivamente à pesca lagunar, para se dedicar à apanha de bivalves e choco.

A Ria e as Embarcações Tradicionais fizeram sempre parte da sua vida. O gosto pelas miniaturas de barcos foi despertado ao contactar com os belos trabalhos do artesão Sr. Frutuoso Cunha. Começou, aos poucos, sozinho, a construir pequenas embarcações, atividade que foi aprimorando e que passou a ser a sua ocupação nos tempos livres.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780